Pesquisar este blog

Participe da enquete do blog


Após ver uma série de denuncias de corrupção no governo federal, resolvi fazer uma enquete para saber dos leitores do blog se eles acham que a lei da ficha limpa deveria se estender para cargos comissionados do poder executivo. 

A lei da ficha limpa para quem não sabe, tenta impedir políticos com condenação na justiça de concorrer às eleições. No caso se ela fosse estendida para cargos comissionados, impediria a nomeação de pessoas com condenação na justiça de assumir um cargo de confiança no pode público seja ele na esfera municipal, estadual ou federal.

Participem!
    Blogger Comente
    Facebook Comente

8 comentários:

Maria Marçal disse...

Atendendo ao teu pedido como cidadã politizada informo que votei.

Entretanto explico minha posição contrária a que a ficha limpa se estenda aos CCs.

Cargos de Confiança que fui muitos e muitos anos são de livre trânsito...transitórios e assim como chegam, saem, exatamente em virtude de que quem os colocou lá são os que deveriam não estar se a Ficha Limpa vingar nas próximas eleições.

Não adianta estender o critério para pessoas que dançam conforme o Bastão que está no Poder.

beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

Ronilda David-Loubah Sofia disse...

Votamos, e estamos a seguir-te aqui também, no diHITT e no Twitter

Abraços, boa iniciativa.

Josemar Bosi disse...

Parece que nossos representantes prosseguem elaborando e aprovando leis burras, ou leis para não serem cumpridas (bafômetro, gorjeta de garçom, tabaco, focinheira pra cachorro, palmadinha e tantas outras). A lei da ficha limpa parece que segue no mesmo caminho, infelizmente.
Se a pessoa está condenada ela não deveria estar presa? ... Vai trabalhar por trás das grades, ou por debaixo dos panos?
Se o cargo é de confiança, podemos confiar em quem contrata um ladrão? (Pelo amor de Deus não me venham dizer que todos merecem uma segunda, terceira, quarta chance).
Só não entendo como que o povo, sabendo da índole mafiosa do candidato, ainda vota no corrupto. Ou quem vota também está vendido?... Ou nossas eleições é um simulado jogo de cartas marcadas?
Se a sociedade agir com mão de ferro hoje, poderá usar luva de pelica amanhã, pois a impunidade premiada assusta a moral.
Parabéns, Ralfe pela iniciativa.
Abraços.

João Bosco Guimaraes Mafra disse...

Você pediu, você manda.
Tá votado, mas tenho uma dó destes políticos pois ficha limpa nenhum tem, muito pelo contrário, cheios de fichas de buscas e apreensões.

João Bosco

Pensador Louco disse...

Votado está, meu amigo. Aliás, ficha limpa deveria ser estendida a todos, dentro e fora do governo.

Abração. :)

meualfeurgomes disse...

Positivo já votei, para termos mudança temos que participar.

Beth Muniz disse...

Porque que se tem o hábito de generalização em tudo? Isto é muito perigoso. Pode passar a ideia de que podemos mudar a realidade apenas com uma lei.
Cargos comissionados é uma realidade mundial e não é prerrogativa do Brasil. Não foram os cargos comissionados que quase levaram este país a banca rôta. E sim a falta de compromisso de quem governou o Brasil anos a fio, com a população. Diria que como marco temporal, até 2001.
O problema da corrupção está na essência dos políticos (nem todos é claro) e na deformação da concepção cultural “do é dando que se recebe”.
Se há políticos corruptos, é porque há eleitores corruptíveis.
Uma forma de acabar com a corrupção por exemplo, é o financiamento público de campanha. Aí vem alguns e dizem: Mas como usar dinheiro público para financiar campanha... Ele já é usado por meio das maracutaias entre o agente público, o político corrupto e o empresário mercenário. Só que de forma escusa e oculta.
Então meu jovem, por favor não reduza a questão do combate à corrupção a uma lei que deve servir para cargos eletivos.
AH! Sou servidora de carreira do executivo federal e não tenho cargo comissionado.
Não votarei na enquete por entender que na forma que foi construída, o resultado não ajudará a reflexão sobre o tema.
Um abraço.
Bom início de semana.

ralfe_reis@hotmail.com disse...

Beth respeito sua opinião. Mas eu fiz em cima das ultimas notícias de corrupção no governo federal. No qual todos os envolvidos eram cargos comissionados.
Abraço.