Pesquisar este blog

Candidatos apresentaram suas propostas no debate


O desenvolvimento e a continuação de programas e parcerias com entidades públicas e privadas e a criação de condições e estrutura visando preparar Campos para o mais importante ciclo econômico de sua história. Foram essas, em linhas gerais, as propostas da prefeita Rosinha Garotinho (PR), candidata à reeleição na disputa eleitoral deste ano, durante um debate sobre Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, no Instituto Federal Fluminense (IFF), promovido por instituições de ensino superior de Campos.

A prefeita destacou a introdução de tecnologia nos programas de produção de energia a partir da cana, como o plantio de sorgo sacarino, em parceria com a Coagro; e a produção de bagaço da cana pela Destilaria Canabrava; além do incentivo a outras culturas como o café, frutas e hortifrutigranjeiros.

Outro ponto destacado foi o projeto Cidade Inteligente, por conta dos grandes eventos que acontecerão no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo; e a Olímpiada de 2016, no Rio. Campos, disse a prefeita, ocupa o 46º lugar do país e o 5º lugar no Estado do Rio no ranking de cidades digitais, com 13 praças digitais que vão funcionar com sistema de fibra óptica que, além da rede de super wirelles, permitirá o monitoramento de trânsito e a reinstalação de câmeras de segurança.

Campos, lembrou a prefeita, teve o primeiro bebê do país resultante de Fertilização In Vitro (FIV) com o novo método INVO, a pequena Maria Vitória, realizado no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).

Rosinha ressaltou os programas de capacitação que a prefeitura tem implementado visando a inclusão da mão de obra qualificada no Complexo do Açu e os investimentos no Complexo Farol/Barra do Furado.

Projetos variados para diversas áreas

Sobre os resultados do Ideb, Rosinha lembra que implantou as mudanças em 2010, que foram preparadas em 2009, com ações como a aquisição de livros do programa didático que não existia. Ela lembrou ainda que houve um agravante com a transferência, por parte do governo do Estado, de 10 mil alunos para a rede municipal, que vieram de um sistema que era baseado na promoção automática, conceito que não é aplicado na rede municipal. “Houve necessidade de reforço escolar junto aos alunos. Quando assumi, estávamos numa situação muito pior”.

O candidato José Geraldo (PRP) disse que irá investir em tecnologia para o fortalecimento da agricultura, a fim de suprir as necessidades de Campos na produção de alimentos.

Arnaldo Vianna (PDT) reconheceu a importância das instituições de ensino superior, mas ressalvou também a necessidade de apoio ao ensino profissionalizante como caminho para os que não conseguirem chegar à universidade.

Já Makhoul Moussalem (PT) ressaltou a necessidade de investir na qualificação e melhores condições para o professor como essencial para a Educação, com prioridade para a escola em tempo integral nos ensinos médio e fundamental.
Erik Schunk (Psol) destacou que irá apoiar a diversificação agrícola, a partir da agricultura familiar, reforçada de novas tecnologias, com a utilização de biotecnologia a fim de eliminar os agrotóxicos prejudiciais à saúde.

Fonte: Jornal O Diário

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: