Pesquisar este blog

Porto do Açu inaugura três terminais nesta terça (07)


Com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, três terminais do Porto do Açu, instalados entre São João da Barra (SJB) e Campos dos Goytacazes, serão inaugurados nesta terça-feira (7). São eles: Terminal Multicargas (T-MULT), Terminal de Petróleo (T-OIL) e o Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA). Apesar da expectativa de crescimento econômico regional e de aumentar a receita do município sanjoanense, a assessoria de comunicação da Prumo Logística – empresa responsável pelo empreendimento – não revelou a estimativa de geração de emprego.

Segundo a Prumo, o Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu, em operação desde setembro de 2015, já movimenta bauxita e tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e líquidos e cargas de projeto, além de contêineres, representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT. 

O terminal conta com 14 metros de profundidade, 500 metros de cais e mais de 200 mil metros quadrados de área total. A capacidade anual de movimentação de granéis sólidos e carga geral é de aproximadamente quatro milhões de toneladas nesta primeira fase.

Terminais de petróleo e de combustíveis 

Já o Terminal de Petróleo (T-OIL) está instalado no Terminal 1 (terminal offshore) do Porto do Açu. Conta com três berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, sendo que dois deles serão capacitados para receber navios exportadores tipo VLCC ou SuezMax e um deles apenas SuezMax. 

No T-OIL será realizada a operação de transbordo de petróleo em área abrigada por um quebra-mar. Os navios estarão atracados e cercados por barreiras de contenção. Este tipo de operação permite maior segurança no transbordo durante todo o ano.

Atualmente, o canal do T-OIL possui 20,5 m de profundidade, e poderá receber inicialmente navios Suezmax. Até o final de 2017, a previsão é que a profundidade do terminal seja ampliada para até 25 metros. 

A nova capacidade operacional do T1 irá gerar crescimento econômico regional e a estimativa é que no auge de sua atividade, a operação do T-OIL represente um significativo acréscimo de arrecadação de ISS pela municipalidade – na ordem de 10% da atual receita do município de SJB. 

O terceiro terminal, de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA), é uma parceria da Prumo com a BP para comercialização de óleo diesel marítimo. Localizado no Terminal 2 (T2), ele conta com dois berços para atracação.

Jornal O Diário (aqui)
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: