Pesquisar este blog

WikiLeaks revela que Estados Unidos estavam preocupados com Garotinho

Reprodução do site da Folha da Manhã
Reprodução do site da Folha da Manhã


Do blog do Garotinho
Entre os documentos secretos da diplomacia norte-americana divulgados pelo site WikiLeaks, que tem à frente o “homem-bomba” Julian Assange está um da embaixada dos Estados Unidos analisando a conjuntura política brasileira em 2005, ano anterior às eleições presidenciais de 2006. 

Um relatório enviado a Washington pelo diplomata Patrick Linehan revela a preocupação com meu crescimento nas pesquisas, na época eu era pré-candidato a presidente pelo PMDB e estava em segundo lugar. O relatório se refere a mim como “elemento radical de esquerda” e em outro trecho diz que atuo nos campo popular. Previa também que o presidente Lula não conseguiria se reeleger por conta do Mensalão. A preocupação com a minha eventual eleição como presidente, se referia aos cenários conjecturados nas relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos, os famosos temores dos banqueiros e do mercado. 

Bem, depois desse relatório divulgado pelo WikiLeaks o resto da história vocês conhecem. As Organizações Globo, ligadas ao grupo Time Life (EUA) passaram a me bombardear de todos os jeitos; a revista VEJA, do grupo Abril, também com sócios internacionais foi pelo mesmo caminho. Junto com as perseguições, as pressões ao PMDB e os acordos de bastidores, impediram a minha candidatura, numa época em que se desenhava a possibilidade de termos um 2º turno entre eu e Lula, que conseguiu superar a crise do Mensalão e se reelegeu, ao contrário do que previa o relatório da diplomacia norte-americana.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: