O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, publicou uma mensagem em seu perfil na rede social, nesta quinta-feira (13), afirmando que ligou para o presidente dos EUA, Barack Obama, a fim de expressar sua "frustração pelo estrago que o governo está criando para todo nosso futuro".
No post, Zuckerberg diz que conversou com Obama sobre as recentes revelações de que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos teria desenvolvido um malware capaz de coletar automaticamente dados de milhões de computadores ao redor do mundo.
"Estou muito confuso e frustrado por causa dos relatos repetitivos sobre o comportamento do governo americano", escreveu ele. "Quando nossos engenheiros trabalhavam incansavelmente para melhorar a segurança [do Facebook], imaginamos que estamos protegendo [nossos usuários] de criminosos, não do nosso próprio governo."
O suposto malware desenvolvido pela NSA foi apresentado um artigo escrito pelo ex-jornalista do jornal britânico "The Guardian" Glenn Greenwald, junto com o também jornalista Ryan Gallagher, para o site The Intercept, com base em um documento vazado por Edward Snowden, ex-técnico da agência de segurança.
Segundo o documento, o malware, capaz de coletar áudio dos microfones dos computadores e tirar fotos com a webcam, pode ser instalado em oito segundos. O governo teria aumentado "em escala industrial" o uso do programa malicioso a partir de 2010 –antes, ele era usado apenas em alvos específicos.
Fonte: Folha de SP
0 comentários:
Postar um comentário