A nova pesquisa DataFolha, divulgada nesta quinta-feira, joga luz sobre a comunicação pré-TV nas eleições 2014. Garotinho, que tradicionalmente tem a imprensa contra, avança com um trabalho nas redes sociais que disseminam em várias plataformas sua aprovação popular quando governador de mais de 80%, suas realizações e propostas. WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram e até um aplicativo mobile funcionam interligados e promovem um arrastão de comunicação na internet.
“Eu não tinha outra alternativa: ou entrava de cabeça nas redes sociais ou ficava sem canal direto com as pessoas. Não é segredo de ninguém que há quase duas décadas sofro perseguição das Organizações Globo e todos os seus veículos, “Época”, TV Globo, “Globo”, “Extra”, CBN etc ,que pregam denúncias mentirosas contra mim, e a única forma de me defender e me reapresentar são as redes sociais”, diz Garotinho, que tem hoje 24% das intenções de voto, o dobro do senador Lindberg Farias, do PT.
Garotinho deu o start na comunicação digital há um ano e meio, ao contratar a agência carioca LabPop, especializada em marketing político e gerenciamento de crise. De lá para cá diminuiu a rejeição e montou um exército na internet que, garantem os executivos da agência, vão fazer diferença na eleição.
“Entrar nas redes sociais próximo da eleição, como fazem Lindberg e Pezão, equivale a aparecer do nada numa cidade onde nunca se esteve. As pessoas percebem que é oportunismo em época de eleição. Por isso Garotinho tem uma capilaridade digital gigante. Ele se comunica com todas as cidades do estado e com as comunidades desde o ano passado. Quando entrar a TV, as redes dele vão potencializar sua comunicação e, diferentemente do que acham os adversários, ele vai crescer ainda mais diante dos outros”, avalia Mario Marques, diretor executivo da LabPop.
Marques adianta que mais de 20.000 mensagens já foram enviadas em cinco dias de uso do WhatsApp e espera que mais de 100.000 pessoas baixem o aplicativo do candidato do PR.
“A tendência é que cada vez mais pessoas se engajem na campanha que está mais perto delas há mais tempo”, diz Marques, lembrando que todo o trabalho da LabPop é dirigido pelo monitoramento digital e pela participação direta de Garotinho. “Ele é um brilhante comunicador, que hoje entende de gráficos do Facebook como um analista de mídias sociais, debate todos os números e sugere caminhos. É muito difícil que os outros candidatos tenham o conhecimento que ele tem atualmente de redes sociais”.
Do site O seu Voto.
0 comentários:
Postar um comentário