A prefeita Rosinha Garotinho anunciou nesta segunda-feira (23) que vai encaminhar nesta terça-feira (24), um ofício ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se colocando contrária à transposição das águas do Rio Paraíba do Sul. Ela alertou que a transposição poderá fazer com que um terço da população fluminense sofra com problemas de abastecimento de água em um futuro bem próximo.
- Poderemos ter sérios problemas com o abastecimento de água. Por isso, vou encaminhar esse ofício ao Ministro Fux, dizendo que sou contra a transposição das águas do Paraíba - destacou Rosinha Garotinho. A transposição poderá fazer com que mais de 12 milhões de moradores de 26 municípios fluminenses fiquem sem água.
Recentemente pesquisadores do Laboratório de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente (Coppetec) da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentaram ao governo do estado do Rio, relatórios mostrando que a transposição das águas do Paraíba prejudicará o abastecimento do Rio de Janeiro em tempos de seca e pode até aumentar o custo da energia.
A transposição das águas do Rio Paraíba do Sul é defendida pelo governo de São Paulo e tem por objetivo levar cinco metros cúbicos de água do Rio Paraíba por segundo, para suprir os reservatórios do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região metropolitana do Estado.
Site Prefeitura de Campos
0 comentários:
Postar um comentário