Agora é a vez do estudante que concluiu o ensino médio, mesmo que não tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorrer a vagas remanescentes em cursos técnicos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Até as 18h desta segunda-feira, 11, primeiro dia de inscrição, foram registrados 118.342 candidatos.
São centenas de vagas em cursos e escolas espalhados nas cinco regiões do país. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas on-line até o dia 20 deste mês. Os cursos também são gratuitos em todas as escolas que participam do sistema.
Nesta etapa de inscrições, o Ministério da Educação recomenda atenção especial aos seguintes itens: Para fazer a inscrição basta ter o certificado do ensino médio. Não é necessária a nota do Enem; a vaga é ocupada por ordem de inscrição; depois de inscrito, o aluno tem dois dias para fazer a matrícula na escola onde vai fazer o curso técnico; o candidato que não fizer a matrícula perde a vaga. Esta vaga retorna para o sistema.
Portanto, o estudante que quer fazer um curso técnico deve se manter atento e consultar o sistema durante todo o processo de seleção. O candidato deve lembrar que a vaga é garantida com a matrícula. Se não fizer a matrícula, a vaga volta ao sistema para ser ocupada por outro estudante.
Abra a página do Sisutec e verifique. Tem vaga? O curso interessa? Faça sua inscrição.
Catálogo – Para orientar os estudantes sobre os cursos técnicos – os conteúdos que serão estudados, o tempo de duração (de 800 horas a 1,2 mil horas), estágio, campo de trabalho, entre outras informações – o MEC criou oCatálogo Nacional de Cursos Técnicos. Abra o catálogo e conheça o curso antes de fazer a inscrição. As inscrições devem ser feitas na página do Sisutec na internet.
Assessoria de Comunicação Social MEC
0 comentários:
Postar um comentário