Pesquisar este blog

Campos tem 8° maior PIB do Brasil


A revista “Exame” divulgou nesta quinta-feira (aqui) o ranking com os “pesos-pesados” do PIB no Brasil. A lista, encabeçada por São Paulo tem o Rio de Janeiro na segunda colocação, Brasília em terceiro lugar, Curitiba em quarto, Belo Horizonte em quinto, Manaus em sexto, Porto Alegre em sétimo lugar e o município de Campos dos Goytacazes na oitava posição, superando muitas capitais brasileiras. Tendo em vista o número de cidades no país, o PIB de Campos supera 5.558 municípios. 

1% do PIB nacional - De acordo com o IBGE, os municípios cujas economias estavam vinculadas às commodities minerais tiveram ganho de participação superior ao daqueles com indústria diversificada. Foi o caso de Campos dos Goytacazes, cuja participação no PIB nacional passou de 0,9% em 2011 para 1,0% em 2012, Cabo Frio (de 0,23% para 0,28%), Rio das Ostras (de 0,22% para 0,26%), Macaé (de 0,30% para 0,33%) – todos no Rio de Janeiro – e Presidente Kennedy (de 0,10% para 0,12%), no Espírito Santo. Este último se manteve como o maior PIB per capita do país em 2012 (R$ 511.967,24), enquanto o menor foi Curralinho (R$ 2.720,32), no Pará.

Matéria publicada no site do IBGE coloca o município de Campos como líder dos municípios com as maiores variações positivas. “As maiores variações positivas se deram em Campos dos Goytacazes (RJ), Santos (SP) e São Luís, todos com acréscimo de 0,1 ponto percentual. Em Campos dos Goytacazes, o efeito do câmbio no preço do petróleo impactou diretamente na indústria extrativa mineral”, diz a matéria (aqui).

Com informações Blog do Bastos (aqui).

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: