Vereadores de Nova Iguaçu querem analisar novamente parte dos gastos dos ex-prefeitos Lindbergh Farias (PT) e Sheila Gama (PDT). A Câmara Municipal aprovou a reabertura de três processos que apuram a origem de despesas públicas e encaminhou pedidos para a notificação dos políticos. Os dois terão 15 dias para justificar as contas e apresentar uma defesa prévia. Apesar da iniciativa, os gastos de Lindbergh e Sheila foram aprovadas no passado por vereadores da última legislatura e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O petista terá examinadas as contas em dois períodos. O primeiro, relativo a 2009, e o segundo, entre janeiro e 30 de março de 2010, quando deixou a prefeitura para se candidatar ao Senado. Já Sheila, que substituiu Lindbergh, terá as despesas analisadas entre 31 de março e 31 de dezembro de 2010.
O atual presidente da Casa, vereador Maurício Moraes, disse que o pedido de apuração foi votado e aprovado por unanimidade, a partir de um requerimento que pedia a anulação da ata que aprovou as contas dos ex-prefeitos. Uma das causas para o reexame das despesas seria a ausência da assinatura da maior parte dos vereadores na ata, datada de novembro do ano passado.
- Estamos dando uma oportunidade para eles se defenderem - disse Moraes.
Lindbergh Farias demonstrou surpresa com a iniciativa dos vereadores:
- Não estou entendendo nada. Minhas contas já tinham sido aprovadas.
Sheila Gama também alegou que suas contas já foram analisadas pelo TCE, pelo Ministério Público e pela própria Câmara Municipal.
Marcos Fernandes, ex-presidente da Câmara, confirmou que os vereadores aprovaram os gastos dos ex-prefeitos. Sobre a falta de assinaturas na ata, Marcos alegou que isso não torna o exame das contas irregular:
- Não é hábito todos os vereadores assinarem a ata. Normalmente quem assina é o presidente.
Fonte: Jornal Extra
0 comentários:
Postar um comentário