Pesquisar este blog

A estratégia de marketing de Obama


Um beijo entre a primeira-dama e o presidente Barack Obama em um dos aposentos da Casa Branca
Foto: Internet / Pinterest de Michelle Obama

RIO - Nunca antes nos Estados Unidos, a família de um presidente foi tão desinibida. Imagens da intimidade da Casa Branca e do dia a dia de Barack Obama podem ser encontradas facilmente nas redes sociais - como no perfil da primeira-dama Michelle no Pinterest - ou em books divulgados pelo fotógrafo oficial da Presidência. É possível espiar Obama comendo pizza com assessores, beijando Michelle em um quarto escondido ou assistindo à TV com as filhas Malia e Sasha e a mulher, com os pés sobre a mesa. Essa espontaneidade da "primeira-família" pode parecer natural, mas é, acima de tudo, propaganda, dizem especialistas consultados pelo GLOBO. Para incentivar os democratas a votarem, Obama precisa encantá-los e provar que está emocionalmente equilibrado para se reeleger, e isso implica mostrar uma vida doméstica bem-estruturada, ressalta Williams Gonçalves, professor de Relações Internacionais da UFF e da Uerj.

- Temos que entender esse processo como uma estratégia de campanha eleitoral e não com as mesmas intenções que uma pessoa comum tem ao postar uma foto corriqueira na internet - ressalta Gonçalves. - Obama não vai bem nas pesquisas e está sendo ameaçado por seu oponente, Mitt Romney. No entanto, o presidente lembra que foi eleito da primeira vez com a ajuda da mobilização da internet. Mostrar a família perfeita não vai garantir votos, mas é mais um incentivo para que o eleitor sinta simpatia pelo presidente e vá às urnas.

A família bem-sucedida versus a família amorosa

Após decepções com a economia e com promessas não cumpridas, os democratas estão desanimados. Por isso, o grande desafio do presidente é reconquistar seus eleitores, aproximando-se da realidade deles. No entanto, Obama não foi o primeiro a ter essa ideia. Gonçalves ressalta que, em termos de campanha, foi o republicano Mitt Romney que exibiu primeiro a família para "decorar" sua imagem.

Desde as primárias republicanas, os filhos Tagg, Matt, Josh, e Craig - todos casados e com filhos - percorrem o país para cativar eleitores para Romney. Considerados “elegantes e charmosos” pela mídia americana, os “Romney Jr.s” dão entrevistas coletivas e são instrumentos estratégicos para preparar o terreno para as visitas do pai. A esposa de Romney, Ann, também está sempre ao lado do marido, sempre muito bem arrumada e envolvida em ações de caridade.

- Romney foi o primeiro a mostrar sua família feliz para o público na campanha. Ele tenta passar a imagem de uma unidade economicamente bem-sucedida, o que é a família ideal dos republicanos. Já Obama, mostra a família dos democratas, amorosa e unida em todos os momentos, e tem utilizado mais as redes sociais. Os dois atuam em eleitorados diferentes, mas seguem o mesmo raciocínio: se esse homem mantém a família unida, ele está moralmente preparado para administrar. Transmite credibilidade - salienta o professor.

Leia mais em O Globo.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: