SÃO PAULO - Para garantir um bom desempenho este ano e reduzir as reclamações dos consumidores que, no ano passado, se sentiram enganados pelas lojas (chegaram a apelidar a promoção de “Black Fraude”), os varejistas que participam da promoção assinaram nesta quarta-feira um código de ética do programa "Black Friday Legal", se comprometendo a praticar ofertas reais e a não maquiar os preços durante o evento promocional. Apesar do fraco desempenho da economia, os organizadores do evento, dia de descontos no varejo virtual e que acontece no dia 28 de novembro, esperam faturar até R$ 1 bilhão durante as 24 horas da promoção. O resultado, se for alcançado, vai representar pouco mais que o dobro das vendas registradas na data em 2013 (R$ 424 milhões).
— O comércio eletrônico está cada vez mais preparado para o Black Friday. O planejamento começou com bastante antecedência e criamos um selo de identificação nos produtos com desconto — disse Pedro Eugênio, fundador da Busca Descontos e responsável por trazer a versão brasileira da promoção em 2011.
Segundo ele, o Black Friday de 2014 não deve ser impacto pelo atual momento de desaceleração do comércio varejista e da economia brasileira como um todo. Pelo contrário, o evento, diz ele, deverá ajudar os comerciantes a desovarem seus estoques e aumentarem suas vendas. Ele espera descontos de 20% a 50% durante as 24 horas da promoção, mas alerta para que o consumidor faça uma lista dos produtos que deseja adquirir e pesquise antes de comprar: — É preciso ficar atento aos descontos e saber que não são todos os produtos do site da loja virtua que terão preços com descontos.
No ano passado, segundo a Braspag, empresa do grupo Cielo, foram realizadas 660 mil transações durante o Black Friday;Para este ano, a previsão é de chegar a 900 mil operações, com pico de vendas entre às 16 e 17 horas do dia 28 de novembro.
— O Black Friday está se consolidando como a principal data do comércio eletrônico, superando o Dia das Mães —avaliou Gastão Mattos, presidente da Braspag, lembrando que os problemas de acesso enfrentados por algumas lojas em 2013 deverão ser superados este ano: — O mercado investiu e se preparou melhor para atender os internautas que quiseram comprar durante as 24 horas da promoção.
O Globo
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