Pesquisar este blog

Quissamã: Denunciada suposta fraude no concurso

Clique na foto para ampliá-la

Candidatos do concurso público para a Prefeitura de Quissamã estão denunciando nas redes sociais ter havido fraude na aplicação das provas, nos dias 8 e 9 deste mês. Vazou na internet uma suposta foto de um cartão de resposta do respectivo certame, que teria sido tirada dentro da sala de aula, apesar da proibição de portar e utilizar aparelhos eletrônicos durante a prova. Os denunciantes questionam, além da falta de fiscalização, a possibilidade de os candidatos que desrespeitaram o edital terem utilizado celulares também para acesso à informação.

Depois de insistentes tentativas, desde às 13h30, a reportagem de O Diário conseguiu contato com a assessoria de imprensa do organizador do certame, o Instituto Nacional do Concurso Público (INCP), por telefone, às 16h45. A demanda foi encaminhada por e-mail e, 17 minutos depois, a instituição se posicionou: "o INCP irá responder até o fechamento da matéria. O que vemos aqui é o famoso choro de perdedor. O resultado do concurso já foi publicado e, certamente, os reclamantes foram mal e, por isso, tentam questionar a lisura do processo. Iremos responder cada inverdade narrada aqui". A nota oficial de fato foi encaminhada e pode ser lida ao lado.

Indignação - Um universitário de Muriaé-MG usou a mesma rede social onde foi compartilhada a foto para encaminhar sua indignação a O Diário. "Em todas as escolas onde a prova foi aplicada era possível entrar portando celulares e aparelhos eletrônicos. Apenas perguntavam se estávamos portando os mesmos, não havia sequer um detector de metais", contou.

Ele ainda avaliou como injusta a conduta adotada pela organizadora do concurso no que diz respeito à fiscalização. "Era possível ir ao banheiro e os fiscais apenas ficavam na porta. Alguém poderia entrar em uma das cabines e consultar na internet ou colocar o conteúdo no próprio celular. Muitas pessoas que estudaram não usufruíram desses 'benefícios' para tirar proveito dos resultados das questões", criticou o candidato.

Recurso - Termina hoje o prazo para os candidatos que prestaram prova do concurso para a Prefeitura de Quissamã interporem recursos referentes ao cartão de reposta. Na última terça-feira, o Instituto Nacional de Concurso Público (INCP) divulgou os resultados preliminares dos cargos de todos os níveis. 
Interessados em acessar as informações podem fazê-lo neste link: http://www.incp.org.br/concurso.aspx?id=243. As respostas do cartão de resposta serão divulgadas na próxima segunda, dia 31, no site da instituição organizadora do concurso www.incp.org.br. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 10 de maio.

INCP atesta total lisura

Em nota, o INCP informou que todos os candidatos recebem os seus cartões de resposta ao ingressar em suas respectivas salas, momento em que são orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos e acondicioná-los e lacrá-los em envelope plástico fornecido pela Instituição.

Ressalta, porém, que antes da distribuição dos cadernos de questões, ocorre minuciosa vistoria e recolhimento dos referidos aparelhos por parte dos fiscais de prova, sendo os cadernos distribuídos somente após o sinal de início das provas e fechamento dos portões.

A instituição informou ainda que abriu procedimento interno visando à identificação do candidato (que tirou a foto) para posterior adoção de providência punitiva a ser tomada pela Comissão de Concurso, conforme itens 7.7.4 do edital de concurso. Observa ainda na nota que tal fato em nada compromete a lisura e segurança do concurso público.

Quanto ao acesso do candidato ao banheiro, o INCP afirma que durante o período de aplicação das provas nenhum candidato trafegava sozinho pelos corredores, que saíam da sala apenas acompanhados dos fiscais itinerantes. Em relação às demais denúncias, o instituto classifica todas como infundadas.

Fonte: O Diário
 
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: