A reação dos brizolistas
Leiam abaixo o esclarecimento enviado por Jecy Sarmento, grande amigo e um dos braços-direitos de Brizola até o fim de sua vida, ao Diretório Estadual do PDT. Estive com ele, no final de fevereiro, em Petrópolis. Relembramos a minha reconciliação com Brizola, pouco antes dele morrer, que foi articulada por Jecy.
Além do esclarecimento ao diretório, Jecy Sarmento também publicou uma nota, no jornal Diário de Petrópolis, onde mora, e no jornal O POVO. Leiam abaixo:
ESCLARECIMENTO AO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PDT - RIO DE JANEIRO
DE: JECY SARMENTO
POR QUE GAROTINHO:
No dia 15 de março aconteceu na Sede do Partido, a reunião mensal ordinária, da qual não pude participar, porque estava sendo homenageado, em Petrópolis, com o Título de Cidadão Petropolitano.
Tomei conhecimento de que na reunião fui criticado, face as declarações inseridas em matéria publicada em 28/02/10, no jornal Diário de Petrópolis, a mim atribuídas, por ocasião da visita de cortesia que me foi feita em minha casa de Corrêas, pelo pré-candidato ao governo de Estado, Garotinho, com a seguinte manchete: “Brizola ia passar o comando do PDT ao ex-governador Garotinho”. Esclareço que jamais fiz tal afirmação.
Verdadeiramente, devo esclarecer, o porquê de eu ter escolhido o Garotinho para lhe pedir uma visita ao Brizola:
Era fato e notório que Brizola já estava desiludido com a política no Brasil. Aos amigos mais íntimos, ele declarava que sua vontade era de ir a Brasília, entregar o Partido ao TSE e, depois, ir definitivamente, morar no Uruguai.
Sendo eu, um fiel amigo, que convivia com Brizola até em sua residência, naquele momento, senti-me no dever de tentar evitar tais intenções. Foi então, que comecei a pensar em alguns nomes de políticos que pudessem reanimá-lo, e daí, surgiu minha escolha por Garotinho.
Certa ocasião, Rosinha governadora e Garotinho seu Secretário de Segurança, sugeri ao casal que fosse a Itaipava, visitar o Brizola em sua casa de campo, visita esta que foi aceita e dali, reataram-se as relações até então cortadas.
Passado algum tempo, numa oportunidade, solicitei ao Garotinho que fosse com Rosinha visitar o Brizola, desta vez em seu apartamento, na Avenida Atlântica, em Copacabana, com finalidades políticas, o que acabou acontecendo. Brizola gostou muito!
Numa terceira vez, já próximo do Brizola falecer, fiz um último apelo ao Garotinho, expressando as seguintes palavras: Garotinho, vá logo ver o Brizola, pois, ele está se acabando física e politicamente. Brizola vai morrer já!
No domingo do dia 20 de junho de 2004, Garotinho, Rosinha, a filha Clarisse acompanhados do ex-Governador Moreira Franco (adversário político do Brizola) e mais outros políticos, num total de 11 pessoas, foram ao apartamento do Brizola e, no meio da conversa, o convidaram para ser candidato a prefeito do Rio de Janeiro.
Ressalto que, naquele momento, nosso Ministro Carlos Lupi estava presente.
No dia seguinte, Brizola foi acometido de grave doença e veio a falecer.
Finalmente, com relação ao episódio Brizola/Garotinho, esclareço: estas sempre foram as minhas declarações.
N O T A:
Venho a publico informar ao Diretório Estadual do PDT – Rio de Janeiro, que, pretendia ter apresentado aos companheiros o Esclarecimento acima, por ocasião da reunião ordinária do mês de abril, que não aconteceu, assim como não aconteceu a reunião do mês de maio. Lamento muito tal fato, por considerar, também, que estas reuniões teriam nos dado essencial oportunidade de debater, democraticamente, o processo de escolha da chapa que irá disputar as eleições do próximo pleito. Como isto não foi possível e a próxima reunião ordinária já vai tratar da Convenção (no dia 12 de junho), além de apresentar ao Diretório Estadual do PDT este Esclarecimento, manifesto aqui meu orgulho por ter colaborado para a “reconciliação” Brizola/Garotinho e, como membro do Diretório, conclamo meus companheiros convencionais a prestarem uma homenagem ao velho e saudoso Líder, votando pela Coligação PDT/PR, a fim de eleger Garotinho, governador. (GRIFOS NOSSOS)
fonte: blog do garotinho
0 comentários:
Postar um comentário