Pesquisar este blog

Prefeitura inicia semana do servidor com o projeto "Adote um Lar"


Os cerca de 230 assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) tiveram uma tarde das mais alegres nesta segunda-feira (22), com a presença de funcionários da Prefeitura de Campos. Munidos de alegria, espírito de solidariedade e doação, representantes da Secretaria de Comunicação Social e do Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho se confraternizaram tanto com os menores quanto os adultos e com a equipe multiprofissional da Apae, pondo em prática o Projeto “Adote um Lar”, que consta da programação da XIII Semana do Servidor, aberta nesta segunda.

Lanches, brincadeiras com animadores culturais e a aproximação do funcionalismo público municipal com a comunidade por meio da instituição filantrópica marcaram o dia dos pequenos. Entre os mais velhos, a busca foi pela troca de ideias, oferecendo atenção e carinho. A iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Superintendência de Recursos Humanos, ligada à secretaria de Planejamento e Gestão, envolveu os setores da municipalidade neste projeto, realizado, anualmente, dentro da programação da Semana do Servidor. Os setores promovem um dia de lazer, entretenimento, doações e atenção às diversas entidades que prestam serviços a segmentos diferenciados e, assim, estreitam os laços que unem poder público e a sociedade.

APAE – A instituição, fundada em 30 de maio de 1996, presta serviços direcionados à educação inclusiva, promovendo ainda prevenção, reabilitação, inclusão social e produtiva de pessoas com deficiência mental.

Dessa maneira, com a adoção de um diagnóstico precoce, possibilita uma prevenção no que tange a deficiências mentais por meio do Teste do Pezinho e conduzindo à resocialização do menor à sua comunidade. Como todo o processo também envolve a família como um todo, atividades de estimulação sensorial e psicomotora são oferecidas às crianças e cabe, aos familiares, fomentar a independência, a liberdade, a autoafirmação, a autonomia de cada um que pela Apae é assistido, dispondo de ações práticas vivenciadas no dia a dia.

Importância – Para a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do núcleo Campos, Antônia Vierling, a proposta oferecida pela Prefeitura através do “Adote um Lar” é bem vinda. Ela declara que a ação permite a construção de melhores oportunidades para quem está precisando, dando-lhes a chance de formularem para si, um mundo melhor, onde a solidariedade incrementa dias melhores para essas crianças, bem como suas famílias.

- Essas ações são primordiais. A Apae é uma obra sem fins lucrativos que conta com o respaldo dado pela Prefeitura, pelo governo do Estado e por meio de doações vindas da parceria com a Ampla. Todo o trabalho está aberto à comunidade para que venha conhecer – disse Antônia.

Fonte: Campos24horas
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: