Pesquisar este blog

Entrevista com a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Campos

Marinéa 4

Do site Campos24horas
Embora tenha uma vida dedicada à educação e que, talvez por isso, nem a aposentadoria a faça parar de atuar no que mais gosta, foi em uma Superintendência de RH, ao mostrar seu conhecimento na área educacional, que surgiu o convite para ocupar uma pasta onde se sente “em casa”.

E esta “casa” tem cerca de 60 mil alunos, mais de 5 mil professores, além de pessoal administrativo, composta de 147 escolas e quase 100 creches. Marinéa Abude de Cerqueira Martins, secretária de Educação, Cultura e Esportes, com graduação em Letras, especialização em Língua Portuguesa, planejamento educacional e gestão pública da educação, tem 36 anos de magistério e ainda atua como professora universitária.

Seu currículo na área é grande e a responsabilidade maior ainda, tendo como grande desafio continuar aumentando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, o que afirma que em 2014 será maior do que o atual e que em 2015 atingirá o ideal.

Esperanças à parte, para conseguir aumentar o IDEB que, segundo a secretária, no governo Rosinha Garotinho, de 2009 a 20011 obteve aumento de 13%, projetos estão sendo incrementados. Marinéa fala das convocações dos aprovados em concurso, explicando que foram chamados três vezes mais aprovados do que o número de vagas do edital e acrescenta que em 2014 haverá mais concurso para a Educação.

Campos 24 Horas – A senhora começou falando sobre convocação dos aprovados. Como está esta questão?

Marinéa Abude – Como disse anteriormente, a prefeitura convocou três vezes mais aprovados do que o número de vagas do edital. Além disso, também foi feito processo seletivo simplificado para suprir carência emergencial de professores licenciados. Foram dois chamamentos de professores e pedagogos, totalizando mais de 400. O contrato deles é temporário e pode durar até dois anos, de acordo com a necessidade. 

C24H – E mesmo assim haverá outro concurso para a Educação?

Marinéa – Sim, a Prefeita Rosinha Garotinho já anunciou um novo concurso para 2014. Este abrirá vagas para inspetores, auxiliares de turma e professores de ensino religioso. E temos também em andamento um outro tipo de concurso, o de remoção para os professores concursados.

C24H – Remoção para professores concursados?

Marinéa – As inscrições terminaram e o resultado sai na primeira quinzena deste mês. Isso é em virtude da nova chamada do concurso, uma oportunidade de transferência do professor para outra escola, de acordo com seu desejo. Isso acontece de dois em dois anos.

C24H – E a eleição para escolha de diretores de escolas e creches? Existem reclamações por parte de alguns segmentos…

Marinéa – A seleção será feita em três etapas: eleição de chapas realizada nas unidades escolares, análise de currículo e experiência profissional, além de avaliação de plano de gestão. O processo de inscrição de chapas já terminou e nas próximas semanas vamos divulgá-las, com a eleição acontecendo no próximo dia 9, não havendo diferença de percentual entre os votantes. O resultado da votação sai neste mesmo dia. As três chapas mais votadas vão para análise de currículos dos participantes, assim como o plano de gestão. A resposta final será divulgada na segunda quinzena de janeiro.

C24H – Apesar de todo este processo de convocação e concursos, o que o professor quer é o seu Plano de Cargo, Carreira e Salários…

Marinéa – Nós sabemos e estamos trabalhando para isso. Ele já está sendo revisado, com reuniões acontecendo periodicamente, já em fase de finalização. Existe uma comissão que trabalha em cima do Plano de Cargo, formada pelo secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, representantes da Procuradoria Geral do Município e da Educação que convidou um representante do Sepe para ser ouvinte. Transparência total em todas as ações. O Plano deverá ser fechado no final deste mês e apresentado em 2014.

C24H – Vamos falar agora de um problema grave: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. Como aumentar esse índice?

Marinéa – Olha, de 2007 a 2009 o município teve uma queda grande de 23% no IDEP, quando o governo não era Rosinha Garotinho. E os gráficos comprovam isso. Já no governo Rosinha, de 2009 a 2011 houve um crescimento de 13%, mas que não apareceu muito, porque a queda anterior tinha sido muito maior. E educação é todo um processo. O próximo resultado sai em maio de 2014 e acredito que haverá um aumento, mas também ainda não considerável, pela queda brusca. Em 2015, então, já poderemos perceber bem o aumento. E estamos trabalhando muito para isso…

C24H – Trabalhando de que forma?

Marinéa – O IDEB é calculado com base na taxa de rendimento escolar e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil, que fizemos agora. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a classificação, numa escala de 0 a 10. Para evitar a repetência, por exemplo, criamos um programa de reforço escolar, onde o aluno atrasado em seus objetivos fica uma hora a mais do horário normal com outro professor, uma espécie de aula particular, com poucos alunos e com atenção individualizada. E temos, ainda, projeto de correção de fluxo (série/idade e evasão escolar), um dos índices avaliados no IDEB, projeto voltado a aceleração da aprendizagem em turmas específicas, para que consiga atingir a série correspondente a sua idade. Sem falar que, para conter a evasão, quando o aluno falta cinco dias consecutivos, um assistente social da rede vai buscar informações em sua casa, sobre o porquê da falta. E não podemos deixar de citar as novas escolas que estão sendo construídas, reformadas e ampliadas, além de mais professores, tudo isso influencia neste processo.

C24H – E por falar em construções, apesar delas, têm creches ainda em casas alugadas, que não têm a mesma estrutura de uma creche…

Marinéa – Hoje temos 74 creches. E estamos construindo mais nove creches-modelo. Além disso, através do deputado federal, Anthony Garotinho, conseguimos recursos para construção de mais 24 creches, sem contar, também, 27 salas de recursos multifuncionais. Com essas 24 creches conseguidas com o governo federal, acabamos com a questão do aluguel de casas. É preciso ressaltar que nosso programa de creches foi recentemente elogiado por Maria de Fátima, consultora do MEC, que esteve em Campos. É preciso ressaltar, ainda, que a lei diz que a obrigatoriedade de oferta de vagas no município é a partir dos 4 anos e o governo recebe crianças ainda bebês, com menos de um ano de idade. Hoje são 8 mil 258 crianças em nossas creches.

C24H – E as escolas da rede, como estão?

Marinéa – Além das que já temos, estamos construindo escolas-modelo, reformando outras, ampliando mais algumas e repaginando várias. A demanda é grande. Essa semana mesmo esteve aqui na secretaria um empresário que quer se instalar em nossa região e que disse que pretende trazer cerca de 500 famílias para trabalhar. Se contarmos que cada uma dessas famílias tem, pelo menos, dois filhos, são mil crianças a mais no município. Hoje temos em Campos até alunos do exterior que estão fazendo adequação de currículo.

C24H – E o que esses alunos podem esperar em 2014?

Marinéa – Podem esperar e contar com reestruturação das escolas em termos de segmentos, evitando contato de adolescentes com crianças do pré-escolar; uniformes novos para todos; material didático e pedagógico; material esportivo: mais laboratórios de ciência e informática; ampliação das bandas de fanfarra; ampliação da parceria no programa PSE; novos mobiliários para as novas unidades; quadro funcional em ordem e muito mais.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: