Pesquisar este blog

Lousa interativa nas escolas municipais de Campos


O lançamento de uma lousa digital interativa, que objetiva ser uma ferramenta de aprimoramento do ensino, aconteceu nesta quarta-feira (18), na Escola Modelo Professor Walter Siqueira, localizada no Parque Julião Nogueira. O lançamento foi feito pela prefeita Rosinha Garotinho. Ela informou esta implantação é experimental e, a partir dela, outras lousas serão implantadas nas demais escolas da rede municipal de ensino.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude; da diretora da escola, Rosimara Fiúza; do gerente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Robson Colla; do gerente de produtos de tecnologia da empresa Desk, Sérgio Panmtaleão; professores, alunos da Escola Walter Siqueira e pais de alunos.

A lousa interativa, também chamada de “Desk Board”, é produzida e implantada pela empresa Desk, que venceu a licitação, e atua em unidades escolares municipais de mais de 100 municípios brasileiros, assim como em universidades e empresas. A lousa não substituirá o quadro branco, que continuará sendo utilizado pelos professores, como explicou Rosinha. "Esta lousa digital fica guardada dentro do quadro branco, que poderá ser também utilizado pelo professor. Ela é interativa e oferece acesso à Internet. A ideia é implantar a lousa em todas as unidades escolares modelo inicialmente", informou a prefeita.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes falou sobre a importância de inserir o aluno no universo tecnológico. “Não podemos deixar os nossos alunos aquém dos avanços tecnológicos”, disse Marinéa.

O aluno Luan Soares, de 13 anos, que está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Walter Siqueira, afirmou que os estudos, a partir de agora, com o uso da tecnologia, ficarão melhores. “Vai ser melhor, porque a tecnologia causa mais interesse nos assuntos que o professor ensina”, afirmou o estudante.

Benefícios na Educação - A lousa digital interativa funciona através de energia elétrica, com o auxílio de um computador e um projetor. Ela possui, praticamente, todos os recursos que existem atualmente em computadores. Além de ter acesso direto à Internet, a lousa digital salva todo o projeto de aula ministrado pelo professor, que pode acessar esse projeto posteriormente.

Segundo o representante da Desk, a lousa traz para dentro de sala de aula, todos os recursos disponíveis em um computador. "Ela preserva, mantendo num arquivo, tudo o que o professor faz. Por exemplo, o professor, depois de dar uma aula, pode acessar todo aquele conteúdo de novo e também pode imprimir o conteúdo para os alunos. A lousa é dinâmica e atrativa. O aluno já está acostumado com tecnologia, porque ele usa celular e videogame", pontuou.

Secom
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: