Pesquisar este blog

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo
Blog do Ralfe Reis 15 anos trazendo conteúdo exclusivo com credibilidade

Saiba renegociar suas dívidas e limpe seu nome

Rio - Endividados podem agora recorrer à internet para limpar o nome e negociar pendências financeiras. Sites como o Limpa Nome (www.serasaconsumidor.com.br), da Serasa Experian, e o Acordo Certo, oferecem, gratuitamente, a orientação necessária para o consumidor que quer se ver livre das dívidas sem sair de casa.

Nos sites, os processos levam até seis minutos. Por meio do sistema, é possível acessar a situação atual, propor uma negociação e, por fim, gerar boleto digital. Consumidores com serviço de acesso à conta bancária pela internet podem pagar o boleto pela rede. Logo, o processo inteiro é feito em alguns cliques.
Rebecca conta que já usou dinheiro que estava aplicado para acabar com as dívidas | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
O motivo da inadimplência e do nome sujo na praça é divido entre o excesso de facilidades e a falta de educação financeira, segundo Vander Nagata, superintendente de Informações Sobre Consumidores da Serasa Experian. “Vemos uma explosão de ofertas de crédito e um consumidor que ainda não está amadurecido para lidar com o crédito de maneira prudente”, avalia.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores, existem opções para acabar com as dívidas. “Fazer uso da portabilidade (trocar de banco por outro que oferece juros mais baixos), cobrir dívida com uma linha de crédito mais barata”, explica.

DÍVIDA DESDE CEDO

A universitária Rebecca Mendes, 23 anos, costuma comprar bolsas, sapatos e roupas pela web e já sabe como é estar endividada. A estudante, que está acostumada com a tecnologia para compras, aprova o sistema de negociação pela internet. “É uma praticidade, sem dúvidas. Com certeza, é uma ferramenta que eu usaria”, avalia.

Veja como negociar débito por meio de ferramenta gratuita na rede

Para usar o Limpa Nome, do Serasa Experian, o devedor que está na lista vai receber, pelo correio, um código para entrar no sistema. Assim que receber o código, ele deve acessar www.serasaconsumidor.com.br. Na página inicial, clique em ‘Recebeu um aviso da Serasa Experian?Clique aqui’, que está no lado direito do site.

Na página, o consumidor propõe a negociação e, em até cinco minutos, imprime ou visualiza um boleto bancário. “Queremos promover um ponto de encontro entre credores e consumidores com dívida em atraso”, destaca Vander Nagata, superintendente de Informações Sobre Consumidores da Serasa.Já no site Acordo Certo, após fazer cadastro, é preciso responder a um questionário para descobrir o motivo da dívida. Em seguida, o site submete a proposta de negociação à empresa. “Depois de pouco mais de cinco minutos, o usuário completa o processo. Dialogamos com a empresa que ele tem dívida e mediamos a relação até tudo ser quitado”, diz o diretor do site, Edgard Melo.

Lojas online sem fraudes

Usuários da internet também sofrem com fraudes em lojas virtuais. Em parceria com a empresa americana Iovation, a Serasa Experian vai implementar um sistema que detecta e bloqueia usuários que tentam fraudar as compras.

Caso um cartão que já tenha sido usado em compra fraudulenta seja utilizado em nova operação, o sistema automaticamente irá vetá-lo. As tentativas de fraude no ambiente virtual cresceram 3,88% entre janeiro e maio de 2012 em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2011, o aumento foi de 3,63%.

fonte: O Dia
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: