Pesquisar este blog

Juros abusivos dos cartões de crédito

Manchete do Globo online

Nos últimos doze meses a Taxa Selic usada no cálculo de juros praticados no mercado caiu de 12,5% para 7,5%. Uma senhora redução que vinha sendo cobrada por quem entende de economia. 

Mas se formos olhar para os cartões de crédito, os juros continuam numa média de 238% anuais, o mesmo patamar de fevereiro de 2010. Tem alguma coisa errada. A alegação é de que a inadimplência é alta, mas essa uma justificativa que não se sustenta. Isso me faz lembrar aquele comercial antigo de uma marca de biscoitos que perguntava: "Tostines vende mais por que é fresquinho? Ou é fresquinho por que vende mais?". 

É elementar que a inadimplência nos cartões de crédito é alta. Se os juros acompanhassem a redução da Taxa Selic certamente mais pessoas pagariam suas contas em dia e a inadimplência seria bem menor. A maioria das pessoas não fica inadimplente porque é caloteira, e sim porque não tem capacidade financeira de acompanhar o crescimento astronômico da sua dívida por conta dos juros estratosféricos. 

Além do mais não custa lembrar que o governo fica estimulando o consumo, Lula então foi mestre em dizer que era para as pessoas saírem comprando para a economia se movimentar e não sermos atingidos pela crise. Os cartões de crédito praticam uma agiotagem oficializada, essa é a verdade. Está mais do que na hora da presidente Dilma falar grosso com turma dos bancos e dos cartões de crédito.

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: