Pesquisar este blog

Aberto 9º Seminário de Educação Inclusiva Direito à Diversidade


Profissionais da educação de Campos e vários municípios vizinhos participam do 9º Seminário de Educação Inclusiva Direito à Diversidade, aberto nesta terça-feira (25), no Senac. O encontro tem como tema “Quem são os sujeitos da diversidade? Desafios da Educação Continuada” e acontece até sexta-feira (28), realizado pela Diretoria Multiprofissional, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Campos é polo de educação inclusiva, atendendo mais 19 cidades da região.

A secretária Marinéa Abude participou da abertura do evento. “A educação democrática permite que possamos entender e aceitar o outro, pois todos somos iguais como seres humanos, porém singular. Entendemos que temos que ter respeito pelas diferenças, pela pluralidade de ideias”, destaca.

A palestrante convidada para ampliar discussões em torno do tema, Ediléia Carvalho, doutoranda pela PUC Rio, com pesquisas sobre a escola nas instâncias culturais e o cotidiano, expôs sobre a educação escolar quilombola numa interface com as políticas educacionais.

— Busquei fazer um recorte da década de 90, momento de maior efervescência da construção de políticas públicas no Brasil, chamando a atenção para o Sul Fluminense, utilizado das minhas pesquisas e análises. A diversidade na escola é um desafio, uma barreira que precisa ser quebrada. Ainda há muita resistência em não empreender a potencialidade das diferenças. Os povos tradicionais trazem muitos saberes que precisam ser dialogados com a escola — sugere.

A professora Luciene Beatriz Oliveira, que representa a Diretoria, procurou despertar os participantes para a busca de caminhos possíveis para realizações, mesmo aliando os diferentes. Como exemplo, ela exibiu um vídeo do encontro da Banda Sinfônica de Berlin com um grupo de Rock in rol. “Quem imaginaria que seria possível uma belíssima apresentação? Precisamos conseguir construir encontros possíveis dentro do diverso”, resume.

Participaram do seminário, representantes de municípios, como São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Quissamã, e Porciúncula. Além das palestras, a programação do evento oferece mesas interativas, apresentações culturais e realizações de minicursos e oficinas, que acontecem a partir desta quarta-feira (26), no Centro Universitário Fluminense (Uniflu-Fafic).

Site Prefeitura de Campos
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: