A Prefeita Rosinha Garotinho envia, esta semana, à Câmara Municipal de Campos, um projeto de lei que tem como objetivo estabelecer uma política municipal de esporte e lazer para estimular, desenvolver e fomentar as práticas de esporte, lazer e atividades físicas no município. A proposta é proporcionar o desenvolvimento de potencialidades e qualidade de vida da população.
O projeto visa garantir à população o acesso às atividades esportivas em todos os segmentos sociais. Através dele, o poder público e a comunidade são co-responsáveis pelas atividades e a Fundação Municipal de Esportes terá o papel de gestora das ações relativas às atividades esportivas em Campos.
Quando aprovada, a lei vai criar um comitê gestor que vai ser o elo entre as instituições e a população campista. O comitê deverá ser composto, além da Fundação de Esportes, pelas secretarias de Educação, Saúde, Família e Assistência Social, e as fundações da Infância e Juventude e Zumbi dos Palmares.
Pelo projeto, ficará a cargo da Fundação de Esportes a realização de eventos com atletas de alto nível, organizar e participar de eventos esportivos estudantis, promover ações esportivas diferenciadas, que possibilitem a integração social e proporcionar atividades de iniciação para crianças e jovens. Além disso, está prevista a realização de eventos em datas alusivas e a realização de ações voltadas às atividades educativas, sociorrecreativas e culturais.
A Secretaria de Educação participa do projeto através do desenvolvimento de ações voltadas à educação pelo esporte, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. A Secretaria de Família e Assistência tem participação prevista no sentido de garantir o desenvolvimento social da população através do esporte, garantindo qualidade de vida. Além de fazer bem à saúde, o esporte será utilizado como forma de afastar crianças e adolescentes das drogas, ocupando o tempo ocioso. O trabalho esportivo junto à pessoas com deficiência, também, será atribuição da secretaria.
As secretarias de Saúde e a Fundação Municipal da Infância e Juventude também têm participação importante no processo de formação esportiva das crianças. A primeira, garantindo o desenvolvimento de práticas que visem promover a saúde, aliadas aos cuidados com a prática esportiva. A FMIJ, deverá desenvolver atividades que vão garantir a qualidade de vida do seu público alvo. Na Fundação Zumbi dos Palmares, o projeto visa resgatar atividades esportivas e de lazer junto às comunidades quilombolas, promover esportes como a capoeira.
A Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento Humano tem a função de integrar todas as ações das diversas secretarias e fundações, com o objetivo de garantir a aplicação da Lei de Política Municipal do Esporte e Lazer.
Fonte: Site da PMCG
0 comentários:
Postar um comentário