Pesquisar este blog

MP de olho no nepotismo

















O Ministério Público pediu ao Supremo Tribunal Federal que retire parentes de Prefeitos de cargos públicos no estado do Rio de Janeiro. Um levantamento feito pelo jornal O Globo, esta semana, mostra que em 41, dos 92 municípios fluminenses, há casos de nepotismo.

É uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Desde 2008, uma súmula impede o nepotismo. Mas em Quissamã, a medida não foi suficiente para impedir que parentes do Prefeito fossem nomeados para trabalhar na administração pública, um irmão e a esposa. A cidade foi apontada, por levantamento feito no jornal O Globo, como sendo uma das que adotam o nepotismo. Situação que causa insatisfação dos moradores.

O Prefeito da cidade se defende. O levantamento feito pelo jornal apontou que o nepotismo é prática em quase metade dos municípios do estado. 41 cidades. Cidades como Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu. O Ministério Público, de acordo com a publicação, já entrou com medidas no Supremo para pedir a saída dos parentes de prefeitos dos cargos de comissão.

Para o historiador e cientista político, o nepotismo configura um retrocesso na administração pública. Diz ainda que, apesar de haver possibilidade de parentes ocuparem cargos políticos em secretarias de Governo o ideal seria nomear pessoas capacitadas para assumir os cargos.

Fonte: RJ Inter TV
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: