Pesquisar este blog

Nova lei determina a publicação de salários dos servidores públicos


O decreto que regulamenta a Lei de Acesso à Informação está em vigor desde o dia 16 e ainda há dúvidas a respeito do que fazer diante da determinação de publicar os salários dos servidores públicos.

Legislativo e Judiciário ainda não decidiram o que fazer e os presidentes do Senado, José Sarney, da Câmara, Marcos Maia e do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, estão cautelosos e anunciaram que vão aguardar a execução da medida pelo governo, antes de dizerem se vão seguir o mesmo caminho.

A polêmica em torno da manutenção ou não do sigilo sobre os vencimentos dos servidores pode levar a uma batalha nos tribunais. 
Para o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage a publicação de salários, prevista na lei, não fere a vida privada de servidores, pois eles são pagos com dinheiro público, proveniente dos impostos pagos pelos cidadãos. Por outro lado, os servidores alegam riscos pela exposição.

A Lei de Acesso à Informação foi sancionada no fim do ano passado e tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário.


Blog- Quanto à publicação do salário. Só terá medo aquele servidor público que obteve algum aumento ou agrado em seu salário de forma ilegal. Essa lei será um calo no pé para aqueles que gostam de receber um "agrado".
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: