Pesquisar este blog

Universidades federais entram em greve


RIO - Universidades federais em todo o Brasil vão paralisar as suas atividades a partir desta quinta-feira (17). A decisão foi tomada em assembleia da Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (Andes), no último sábado (12). No Rio de Janeiro, entretanto, apenas a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) deve aderir no primeiro momento.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já foi aprovado um indicativo de greve, mas sem data de início. Haverá uma paralisação e uma nova assembleia nesta quinta-feira para decidir os próximos passos do movimento. No mesmo dia, haverá uma assembleia na Universidade Federal Fluminense (UFF) para confirmar, ou não, o início da greve para 22 de maio.

Outras grandes instituições federais também ainda não decidiram se vão aderir ou não à greve e farão assembleias nos próximos dias, como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). A Universidade Federal do Ceará (UFC) tem assembleia marcada para 5 de junho. Já a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão parar suas atividades a partir desta quinta-feira.

Os professores reivindicam a reestruturação da carreira, acordada com o governo federal em 2011, mas que não foi cumprida. A medida inclui a incorporação de gratificações e aumentos salariais automáticos vinculados à titulação e regime de trabalho. Os docentes também pedem melhores condições de trabalho nas instituições federais de ensino superior (Ifes) e atendimento das pautas elaboradas por cada unidade. Eles reclamam da lentidão do governo federal durante as negociações.

Fonte: O Globo
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: