Pesquisar este blog

Cabral vai mudar decreto que quebra sigilos sem autorização da justiça


RIO - O governo do estado voltou atrás e decidiu modificar trechos do decreto que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV). A assessoria do governador Sérgio Cabral anunciou nesta quarta-feira que vai retirar conteúdo que desperta dúvidas sobre o papel da Justiça, e que o decreto com as alterações será publicado nesta quinta-feira. Para a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), decreto é inconstitucional.

“O Governador Sérgio Cabral colheu junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) o aperfeiçoamento do decreto que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV) de forma que não pairem quaisquer dúvidas quanto ao respeito ao processo legal. O novo decreto - com teor ajustado pelo MP-RJ e o Governo do Estado RJ - será publicado nesta quinta-feira (25/07), já revogando o anterior”, diz a nota.

Publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, o decreto, assinado pelo governador em 19 de julho, causou polêmica entre juristas e teve ampla repercussão negativa nas redes sociais. O ponto mais polêmico determina que as empresas de telefonia e provedores de internet terão prazo máximo de 24 horas para fornecer dados à Comissão. Em nota, o vice-presidente da OAB, Ronaldo Cramer, disse que “somente a União Federal, através de lei federal, pode ditar normas processuais, nunca uma lei estadual ou decreto. Além disso, o decreto viola o artigo 5º da Constituição Federal, que diz que a quebra do sigilo telefônico e meios tecnológicos só pode ocorrer com autorização judicial".

Fonte: O Globo
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: