Pesquisar este blog

Autoridades destacam importância de Rosinha e Garotinho no Porto e Ferrovia

auduencia

“O projeto da Ferrovia que vai ligar os portos do Estado do Rio e do Estado Espírito Santo avança pela pro-atividade da Prefeita Rosinha Garotinho, que tem mobilizado as diversas instâncias para viabilizar o projeto. O porto do Açu é a semente que germinou este projeto da EF-118, e o pai do Porto é o ex-governador Garotinho (mentor do projeto e que expediu decreto tornando a área de interesse público), e não posso deixar de reconhecer o papel da então governadora Rosinha, que deu continuidade, lançando a pedra fundamental da obra”. O comentário que evidencia reconhecimento pelas realizações do casal Garotinho, foi feito pelo diretor de Operações da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.), Bento José de Lima, durante a audiência pública realizada na Ucam (Universidade Cândido Mendes), em Campos nesta sexta-feira (17).

Participaram da audiência pública autoridades de Campos, do governo federal, do governo do Estado do Espírito Santo, de cidades capixabas, e do governo do Estado do Rio de Janeiro. Durante o evento, que lotou o auditório da Ucam, foram colhidas propostas das entidades da sociedade civil organizada de ambos estados para serem analisadas, e conforme a viabilidade, serem inseridas para aprimorar o projeto, conforme destacou o secretário do Serviço de Informações ao Cidadão, Sérgio Augusto Santiago Dias, que representou o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo.

Diversas autoridades do Estado do Espírito Santo reconheceram a importância política da Prefeita Rosinha Garotinho como uma das autoridades fluminenses no relacionamento institucional com o governo federal em Brasília, e pediram apoio por exemplo para que o traçado da EF-118 que vai ligar os portos do Estado do Rio e do Espírito Santo, tenha uma alça ferroviária para atender ao município de Cachoeiro do Itapemirim, tendo em vista que o município exporta 1 milhão de toneladas/mês de pedras ornamentais (mármores e granitos) pelo Porto de Tubarão, em Vitória, conforme solicitou o empresário e ex-deputado federal, Camilo Cola.

”A Prefeita Rosinha Garotinho tem forte peso político no Estado do Rio de Janeiro, e como o Espírito Santo é estado irmão que faz divisa em Campos, pedimos seu apoio para que Cachoeiro também seja contemplado com esta ferrovia”, disse Camilo, que tem seus elogios e pedido reforçado pelo vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, e pelo secretário de Transporte capixaba, Paulo Rui. O deputado federal do Espírito Santo, Evair de Melo fez elogios à gestão da Prefeita Rosinha em Campos e seu trânsito em Brasília, e fez pedido à ela, com extensão à sua filha, deputada Clarissa para, aprovar em Brasília a criação da Área Turística do Agroturismo nas regiões Serrana e Caparaó do Espirito Santo.

BOX com pronunciamento de Rosinha

Rosinha agradeceu às autoridades pelos elogios e destacou o período de lutas vencidos como governadora, para tornar realidade importantes projetos para o Estado do Rio e para a região de Campos, como a luta dos royalties, do projeto do porto, da duplicação da BR-101, da ferrovia, entre outros.

A Prefeita de Campos defendeu a união de esforços para promover o desenvolvimento.

“Temos muitas cidades irmãs no Espirito Santo e passamos a trabalhar em união com o Espirito Santo desde a gestão anterior do governado Paulo Hartung, quando ele atendeu nosso alerta e nossas cidades lutaram juntas pela defesa dos royalties. Quero agradecer ao ministro Padilha que tem nos atendido em relação às reivindicações para acessos da BR-101 à cidade, sobre o projeto do contorno da BR-101 e sobre a EF-118. Já protocolamos junto ao Estado e à ANTT para dar celeridade ao processo da concessão ferroviária que será muito importante para nossa região, para o Estado do Rio e Espírito Santo e para o Brasil, com importante arranjo de logística para os portos, importantes para exportação. Sabemos que o investidor não investe no escuro. Temos muitos investidores em Campos porque temos investido pesado em infraestrutura e mobilidade urbana e saneamento. Por isso, trabalharemos juntos, sem medir esforços para tornar esse projeto uma realidade”, defendeu a Prefeita Rosinha.

Site Campos24horas
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: