Pesquisar este blog

Marcelo Freixo lidera no twitter


Entre sete potenciais pré-candidatos à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo (PSOL) foi o mais citado no Twitter -- o microblog combinado com rede social da internet -- com 52,3% dos tweets (posts), segundo levantamento feito pela empresa E.life, entre os dias 1º e 31 de maio passado. O prefeito Eduardo Paes (PMDB) ocupou a segunda posição no ranking ao ser mencionado em 35,3% das mensagens sobre política e eleições municipais. Candidato à reeleição, Paes foi o único prefeito desbancado, entre as quatro capitais que se destacaram na pesquisa, por conta do volume de tweets -- Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Para avaliar a repercussão das eleições no Rio de Janeiro no Twitter, a E.life monitorou o desempenho no microblog dos nomes de sete potenciais pré-candidatos à prefeitura -- Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), Clarissa Garotinho (PR), Eduardo Paes (PMDB), Marcelo Freixo (PSOL), Otávio Leite (PSDB), Rodrigo Maia (DEM) e Stepan Nercessian (PPS). A E.life rastreou 2.374 comentários no Twitter que continham menções a esses nomes. A candidata do PV, Aspásia Camargo, não entrou na pesquisa. Para o levantamento foram considerados "pré-candidatos" que tiveram maior volume de posts, independemente de serem positivos ou negativos.

Um dos tweets mais replicados foi sobre Marcelo Freixo: "O Rio é um lugar ótimo para se investir, mas tem que ser um lugar ótimo para se viver" -- frase dita pelo candidato em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, de São Paulo.

Entre 1º a 31 de maio de 2012, foram apurados no Twitter 1.751 depoimentos com os termos “prefeito” ou “prefeita” em associação a “voto” ou “votar”. Ao todo, foram analisados 7.647 tweets que citam pré-candidatos a prefeito em 13 capitais do país, mas só houve volume relevante, suscetível de análise pelos técnicos da E.life, nas quatro capitais destacadas no estudo. O volume de tweets que menciona pré-candidatos por capital está dividido da seguinte forma: Belo Horizonte, 335; Porto Alegre, 288; Rio de Janeiro, 2.374; São Paulo, 4.598. Florianópolis respondeu por 32 posts e ficou de fora da análise em virtude do baixo número de citações à época do levantamento.

Em São Paulo, José Serra (PSDB) foi o mais mencionado no Twitter, com 35% dos posts, seguido por Fernando Haddad (PT), com 26,5%. Em Belo Horizonte, o mais citado foi Marcio Lacerda, atual prefeito, com 83,4%, seguido de Délio Malheiros (PV), com 7,6%. Em Porto Alegre, o campeão de tweets também foi o atual prefeito, José Fortunati (PDT), com 56,9%; em segundo, Manuela d'Ávila (PCdoB), mencionada em 35,4% dos posts.

Fonte: Blog do Ancelmo 
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: