Pesquisar este blog

Mais 10 mil eleitores em Campos


O município de Campos tem o 6º maior colégio eleitoral do Estado, do Rio e a cidade apresenta número crescente de eleitores. No processo eleitoral de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 334.561 eleitores aptos para votar e agora, no processo eleitoral de 2012, o TSE registrou em Campos 344.366 eleitores aptos para ir às urnas, um salto portanto de praticamente mais 10 mil eleitores. O número de eleitores na região suburbana não para de crescer, no mesmo ritmo que crescem os loteamentos.

Outro dado importante observado no comportamento do eleitorado em Campos é a perceptível migração de alguns locais de votação para outros, principalmente do interior para a periferia da cidade. Algumas localidades próximas da zona urbana, como Tapera, já tem mais eleitores do que alguns distritos. O balneário do Farol de São Tomé, que recebe obras de infraestrutura para abrigar na divisa com Barra do Furado, em Quissamã, um complexo logístico naval e industrial, já tem mais eleitores que o distrito de Morro do Coco, que tem estrutura urbana que pode ser comparada a algumas pequenas cidades brasileiras.

Tapera supera dois distritos - A localidade de Tapera, situada entre o distrito de Ururaí e a cidade, a sete quilômetros do Centro, em 2010 era o 12° colégio eleitoral de Campos com menos de 2,5 mil eleitores, mas agora em 2012, subiu para a 10ª posição com 2.756 eleitores, que ultrapassa o número de eleitores dos distritos de Conselheiro Josino e Santa Maria de Campos, respectivamente com 2.656 e 2.566 eleitores.

No setor Sul/Oeste da zona suburbana de Campos, o 2º maior colégio eleitoral é o subdistrito de Ururaí, com 7.062 eleitores, que representa 25% dos eleitores. O menor colégio eleitoral daquela região é a localidade de Babilônia, na região do Imbé, próximo do acesso para as cachoeiras do Mocotó, com apenas 114 eleitores, numa demonstração clara do êxodo rural.

Farol: segundo maior colégio eleitoral

No Farol, o número de eleitores cresceu significativamente, tornando a praia o segundo maior colégio eleitoral da Baixada Campista. O primeiro é o distrito de Goitacazes, com 13.949 eleitores. Agora em 2012, são 4.748 eleitores em Farol de São Thomé, contra 4.427 eleitores no distrito de Morro do Coco, que é o segundo maior colégio eleitoral da região norte do município. O distrito de Tocos, que é o terceiro maior colégio eleitoral da Baixada tem, agora em 2012, 4.114 eleitores, maior que a população de algumas pequenas cidades do interior de Minas Gerais.

No norte de Campos 24,7% dos eleitores estão concentrados no distrito de Travessão, o maior colégio eleitoral daquela região (8.601 eleitores), que se estende por cerca de 60 quilômetros desde Travessão até a divisa com o Estado do Espírito Santo.

Maioria está na cidade

O menor colégio eleitoral do norte de Campos é na localidade de Santa Bárbara,, antigo polo exportador de café, que devido ao êxodo rural, conta hoje com apenas 186 eleitores. O município de Campos tem 192.563 eleitores na zona urbana e 151.803 na zona rural, na proporção de 55,9% dos eleitores na cidade, com tendência de crescimento, conforme observa o professor Suledil Bernardino. Os mais de 344 mil eleitores votam em sete Zonas Eleitorais, que distribuem o cadastramento dos eleitores em 1.065 seções, as quais estão distribuídas em 184 locais (escolas, creches, igrejas, etc).

Fonte: O Diário
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: