Pesquisar este blog

Trianon emite nota oficial sobre a peça "Bonitinha, mas ordinária"


Cumpre-nos informar que não há nenhuma verdade nas alegações do grupo teatral 8 de Paus. O fato é que em reunião de rotina com diretores e a presidente da FCJOL observei que a peça “Bonitinha, mas ordinária” apresentava inconsistência na documentação apresentada, sugerindo sua análise posterior para aproveitamento no cronograma do Departamento de Literatura da Fundação Cultural, na medida em que não havia compromisso consolidado em contrato.

A prefeita Rosinha não teve acesso à agenda de agosto do Teatro Trianon, que não se encontrava fechada, e, portanto, não se posicionou a respeito de seu conteúdo. Cabe ressaltar que a administração pública é laica e que o fato da Prefeita ser evangélica não nos impediu de pontuar os atos culturais de forma múltipla, diversa, e respeitosa, apoiando realizações como a do Carnaval, grupos de Jongos e Mana Chica (manifestações afro-religiosas), festas tradicionais da Igreja Católica ou eventos por esta religião promovidos, como a da Jornada Mundial da Juventude, entre tantas outras.

Para nós, tanto Nelson Rodrigues, como qualquer outra expressão do teatro, da literatura, das artes em geral, tem sua importância. Entendemos que a palavra ganha no teatro conotações múltiplas através do jogo metafórico que se instaura em cena.

Recebemos no Trianon a comédia “Hermanoteu na terra de Godah”, que conta a história de Hermanoteu, típico hebreu do ano zero, companheiro, bom pastor e obediente. Ele recebe a missão divina de guiar seu povo à terra de Godah, numa sátira à história bíblica de Moisés. A pré estreia de "Maria do Caritó", protagonizada pela atriz Lilia Cabral e tantas outras obras importantes e consagradas, independente de referências religiosas, ganharam espaço. Tal fato nos conduz a seguinte reflexão: o verdadeiro preconceito e a intolerância podem estar se apresentando de forma invertida.

Atenciosamente,

João Vicente Alvarenga
Superintendente do Teatro Municipal Trianon/FCJOL - Prefeitura de Campos

Em tempo: O Grupo de Teatro Oito de Paus rebateu a nota oficial (aqui).
    Blogger Comente
    Facebook Comente

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ralfe, o Grupo de Teatro Oito de Paus emitiu uma nota em resposta a nota da Prefeitura de Campos. Vc pode me passar algum e-mail para eu lhe enviar a nota-resposta. Obrigado!
Luís Felipe Perinei

elias walter alves disse...

Prezado fiquei decepcionado com a resposta pos como eleitor desta administração esperaria uma resposta contundente frente as declarações do diretor da peça(inclusive desmentindo o escrito acima)acredito q tudo deve ser esclarecido pois nenhum tipo de censuras a peças livros ou qq outra coisa é admissivel e muito menos legal