Pesquisar este blog

Raio-X da cidade: conheça a realidade da localidade de Ribeiro do Amaro


O entrevistado de hoje é o encarregado da localidade de Ribeiro do Amaro, Sr. José Rodrigues. Com aproximadamente 500 moradores, Ribeiro do Amaro é uma pequena localidade ao norte do município de Campos e fica a 4km da BR 101. Segundo os moradores, um lugar hoje que dá orgulho de se viver.

Ribeiro do Amaro conta com posto de saúde ou os moradores precisam se deslocar para serem atendidos?

José Rodrigues- Em 2009, assim que assumiu o mandato, a Prefeita Rosinha mandou reformar o posto que hoje chamamos de UBS. Melhorou muito a administração do atendimento lá. Os sistemas médico e odontológico são outros! A comunidade está muito satisfeita. A saúde melhorou demais para os moradores. Assistência médica com eficiência é tudo para quem mora no interior.

Justamente pela distância , o que o senhor pode relatar sobre o transporte?

JR- Em 2008 contávamos apenas com 3 horários de ônibus Campos/Ribeiro do Amaro e vice-versa. O primeiro horário era às 5h da manhã e o último às 17h. Com a implantação do projeto da passagem a R$1 real essa realidade mudou. Ribeiro do Amaro passou a ter 17 horários de ônibus e o último horário saindo de Campos hoje é às 21h. Quando pensamos que pagávamos R$ 3,50 para ir e vir lembramos de como os moradores não podiam nem trabalhar em Campos pelo alto valor da passagem. Os empregadores davam preferência as pessoas da periferia e não ao interior. Hoje o número de moradores de Ribeiro do Amaro que estão empregadas triplicou.

Ribeiro do Amaro fica na área rural de Campos. Quais investimentos podem ser citados nesta área?

JR- Muitos. As patrulhas mecanizadas contratadas pela prefeitura ajudaram demais aos pequenos e médios produtores rurais, que já obtiveram mais de três mil horas de preparo de solos e estradas, isso sem falar na assistência técnica .Um ganho de mais de 80% da produção e um alcance de 60 produtores beneficiados. Outro ponto positivo é a vacinação gratuita de até 70 animais por produtor duas vezes no ano. Na área de plantio, o governo municipal proporcionou o fornecimento de sementes de feijão e milho para os produtores com assistência técnica. Os investimentos nesta área foram muito bons.

E como é a iluminação pública em Ribeiro do Amaro?

JR- Desde o primeiro mandato de Rosinha pra cá nunca houve reclamação. Os constantes apagões acabaram. Antes havia muita reclamação. Hoje no máximo 72 horas as lâmpadas são trocadas. E o 0800 funciona perfeitamente.

A tradicional Festa de Santo Amaro na localidade é muito tradicional. Como foi a festa deste ano ?

JR- Não dá para falar só da festa deste ano. Durante os últimos cinco anos a Festa de Santo Amaro recebeu todo o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima para a realização da festa. Saiu como os organizadores esperavam e a comunidade ficou muito satisfeita.

Por ter aproximadamente 200 casas, Ribeiro do Amaro pode ser considerada uma pequena localidade, mas como é a infra-estrutura?

JR- Todas as ruas receberam calçamento e as pontes que ligam a localidade a outros pontos rurais também foram reformadas pelo governo municipal. Ribeiro do Amaro pode ser uma localidade pequena, aos olhos de muita gente, mas tem a digital da Prefeita Rosinha lá. Ela não mede tamanho de localidade para fazer o que tem que ser feito. Rosinha vai deixar pouca coisa ou praticamente nada para o próximo governante realizar, porque ela é uma prefeita que faz!

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: