Pesquisar este blog

Raio-X da cidade: conheça a realidade da localidade de Ponta da Lama


O entrevistado de hoje é o encarregado da localidade de Ponta da Lama, Carlos Roberto do Rozario, o Bebeto. 

Ponta da Lama é uma localidade ao sul do município de Campos e fica a 14 km do centro da cidade. Com aproximadamente seis mil moradores Ponta da Lama cresceu consideravelmente nos últimos oito anos e o desenvolvimento foi necessário para acompanhar a demanda.

"Ponta da Lama hoje é uma localidade em desenvolvimento e com muitos sonhos realizados. Estamos ajudando ao governo municipal a melhorar ainda mais o lugar onde vivemos!", comenta Bebeto.

Justamente por estar há 14km do centro da cidade o que significou a passagem social para os moradores de Ponta da Lama?

Bebeto- Significou muito, já que pagávamos R$5,00 de passagem. Isso acabava limitando os moradores de arrumarem emprego e os jovens de ingressarem em cursos ou faculdades. Hoje com a passagem a R$1,00 a concorrência por um emprego em Campos é de igual para igual e os nossos jovens além de trabalhar podem estudar.

Como é a qualidade de vida dos moradores?

Bebeto- Ponta da Lama tem muitas famílias humildes, mas somos um povo que se ajuda. A localidade hoje tem aproximadamente 200 famílias que são beneficiadas com o cheque cidadão. Conheço várias famílias que tem hoje uma vida mais digna, porque o cheque cidadão ajuda na renda familiar mensal. Conheço uma família com 3 filhos que melhorou alimentação e até a higiene . Essa complementação faz toda diferença.

E as escolas da Ponta da Lama?

Bebeto- As duas escolas municipais João Clapp e Alcebíades Candiano foram totalmente reformadas e atendem bem as crianças da localidade. Mas para a nossa alegria, já está sendo construída uma nova escola que é escola modelo e vai absorver os alunos das outras duas. Um dos prédios das antigas passará a ser creche, que é um sonho antigo dos moradores. Aproximadamente 600 alunos estão na escola e a evasão escolar é zero. Criança na escola é investimento futuro. Crianças felizes e pais satisfeitos.

E a saúde ? A UBS passou por reforma?

Bebeto- A unidade foi reformada e ampliada em 2011 para atender melhor a comunidade. Lá podemos contar com marcação de consultas, exames laboratoriais e a população está ansiosa para receber a nova ambulância que em breve estará chegando. O nº de medicamentos aumentou significativamente na farmácia para atender os moradores, que antigamente tinha que vir a Campos para apanhar os medicamentos.

Como são as ruas de Ponta da Lama? Existe calçamento?

Bebeto- Claro que existe! A Prefeita Rosinha Garotinho restaurou várias ruas e até agora aproximadamente 20 novas ruas já foram entregues a comunidade. Os novos calçamentos evitam poeira, lama e uma série de problemas que a comunidade reivindicava há tempo. O balanço é mais do que positivo : calçamento novo em mais de 20 ruas e a principal rua da localidade , a João Batista de Carvalho já foi asfaltada.

Um problema antigo de Ponta da Lama é a questão da água ?

Bebeto- O sistema antigo implantado de água até 8 anos atrás atendia razoavelmente a comunidade. Com o crescimento de moradores a situação piorou e pelo menos passou a existir a necessidade de aumentar a rede de água. Pelo menos 40% dos moradores ficavam sem água. Ainda bem que localidade está sendo atendida com o programa Água na Comunidade numa extensão de 28 mil metros.

E a iluminação pública em Ponta da Lama? Estando na área rural dificulta muito a reposição de lâmpadas?

Bebeto- De jeito nenhum. O Brilha Campos não deixa Ponta da Lama no escuro. Eles dão um prazo para trocar, mas bem antes disso a reposição é feita. Mesmo com a distância o Brilha Campos atende perfeitamente as necessidades da nossa comunidade. As 72 horas que eles pedem não são ultrapassadas. O trabalho é realizado com excelência.

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: