Pesquisar este blog

O antes e o depois da Educação de Campos

Balanço oficial do governo Rosinha aponta que houve melhoria de qualidade no ensino. A prefeitura recuperou e construiu unidades escolares, e professores receberam benefícios 

Creche escola do jóquei antes e depois

A Prefeitura de Campos divulga um balanço das ações do governo Rosinha Garotinho na área de Educação. Segundo dados apresentados nesta quinta-feira(10), a prefeitura vem investindo na recuperação e construção de novas unidades escolares e oferecendo aos alunos da rede municipal melhores condições para garantir um aprendizado de qualidade. Material didático, uniforme, merenda de qualidade e, ainda, valorização dos profissionais, com a implantação do Plano de Cargos e Salários, estão entre os investimentos. Sobre as novas unidades, já foram construídas 19, sendo 14 creches e cinco escolas modelo. Outra novidade da Educação, este ano, é a instalação de lousas interativas nas unidades de ensino, o que já começou a ser feito nas escolas da rede. Estes dados colocam em xeque atos públicos realizados por um grupo de professores da rede municipal, que fazem uma série de reivindicações.

Nesta sexta-feira (11), às 19h, será inaugurada a vigésima unidade modelo de Campos. A unidade do Jóquei será a 15ª Creche Escola Modelo do município(foto ao lado), inaugurada nos últimos cinco anos. Ao todo, o município conta com cerca de 60 mil alunos, divididas em 240 unidades escolares.

Além das novas unidades, que já estão funcionando, a prefeitura está construindo e repaginando escolas e creches para melhor atender aos alunos da rede municipal. No momento, estão em andamento a construção das escolas municipais Augusto Viana, Codin; João Goulart, em Venda Nova e a escola de Ponta da Lama. Em relação às creches, novas unidades estão sendo construídas, sendo oito em parceria com o governo federal. Só este ano, a prefeitura já inaugurou duas: em Saturnino Braga e Santo Eduardo e vai entregar a terceira nesta sexta.

Investimentos
Entre as escolas que estão sendo repaginadas, ou seja, estão sendo adaptadas ao padrão modelo, estão a Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo; a Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, Luiz Sobral, no Jardim Carioca; Eunícia Ferreira e Lions I, no Parque Santa Rosa; além da Wilma Tâmega no Centro. J áforam licitadas para construção as escolas modelo do parques Saraiva e Eldorado. Estão em processo de licitação as escolas Albertina Venâncio, em Travessão; Cemstiac, no Centro; Escola Municipal Alcebíades Schwarts, de Conselheiro Josino, no norte do município, e a Escola Senador José Carlos Pereira Pinto, em Nova Brasília, além do Ciep Francis co Portela, de Tócos;Marechal Arthur da Costa e Silva, na Avenida Zuza Motta, no Parque Alvorada.

Creches

Oito unidades estão sendo construídas em parceria com o governo federal, através do Pró-Infância, nos bairros Eldorado, Parques Santa Clara; Prazeres; Jardim Ceasa; Penha;

Santa Rosa; Baixa Grande e KM 14, próximo a Travessão. Mais duas creches modelo também serão construídas: uma no Parque Saraiva e outra em Donana.

Benefícios para os professores

Em agosto de 2011, a prefeitura começou a pagar a diferença do enquadramento do Plano de Cargos e Salários dos professores, junto com o pagamento do funcionalismo, beneficiando cerca de cinco mil profissionais, que receberam em cinco parcelas, até dezembro.

Em agosto do ano passado, foi criada a Gratificação para o Desenvolvimento da Educação Básica (GDEB), com base no percentual correspondente ao aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), proposto para a instituição ondeo servidor estiver atuando. A gratificação varia de R$ 400 a R$ 600. Além disso, no mesmo ano, começaram a ser pagos 100% aos profissionais de Educação do Regime Especial de Trabalho (RET). Em outubro, foi sancionada a Lei 8471, criando a Gratificação por Regência de Classe (GRC) para professor regente I e II, em efetiva atuação nas salas de aula das unidades escolares municipais. A gratificação terá o percentual de 10% sobre o piso salarial dos professores. A gratificação será concedida durante o período letivo. Nos meses destinados às férias, ao recesso escolar e à licença maternidade dos docentes, a gratificação também será paga integralmente.

Em 2014, a Prefeitura de Campos já anunciou o pagamento, no final do mês de abril deste ano, da promoção horizontal, que é a passagem dos professores da rede do seu padrão de vencimento para outro, imediatamente superior, pelos critérios de merecimento e tempo de serviço dedicado à educação municipal. Dois mil oitocentos e onze professores serão beneficiados, sendo 800 de creches e 2.011 de escolas.

Creche Farol 7

Fonte: Campos24horas
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: