HERNRIQUE OLIVEIRA |
Em contato com o Secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, conversamos sobre a situação da cheia do rio Paraíba do Sul onde ele fez uma explanação do problema agora e sua preocupação sobre o período da madrugada de terça para quarta feira.
Afirmou, que neste instante os problemas são pontuais, como já previsto.
Na Ilha do Cunha já foram removidos moradores de 31 casas e na Coroa de 2 casas.
Equipes se deslocaram para vistoriar as comportas dos Canais do Vigário e do Canal do Jacaré, que atendem as bacias de inundação dos bairros Parque Prazeres, Parque São Mateus, Parque Lebret, Parque Cidade Luz, pois denuncias chegaram a secretaria, de que atos de vandalismo, levaram a abertura das mesmas, o que neste momento é impossível, mas que já estava sobre controle e devidamente monitorado.
Vários poços de visitas e bueiros de galerias de águas pluviais, já estão sendo colocados sacos com areia, tais como: Rua dos Goytacazes, Matadouro, Tira Gosto, Av Presidente Vargas e próximo ao Benta Pereira no Jardim Carioca.
Henrique informou que a o volume d`água que desce pelo Rio Muriaé e seus afluentes é algo que preocupa, face as notícias de que nas nascentes continua chovendo muito e com previsão de chuvas por um período ainda prolongado.
HIDROÉLÉTRICA ILHA DOS POMBOS - CARMO-RJ |
Citou que a barragem da Ilha dos Pombos, no Rio Paraíba, na região de Carmo e Além Paraíba, que tem sua vazão normal em torno de 700m3/segundo, está liberando água em direção a nossa região, com cerca de três vezes mais a sua capacidade, numa vazão de aproximadamente 2100 m3/segundo, com suas comportas abertas , o que levou a um crescimento da cota em nossa região de forma rápida.
Considerando que na bacia do Rio Paraíba, as cidades de São Fidelis, Itaocara e Pádua a os níveis d`água se elevam a cada momento e durante a madrugada, ainda teremos regime de maré alta, espera-se pelo acompanhamento feito até agora na régua linimétricas instaladas na margem do rio Paraíba em Campos, um crescimento da ordem de 5 cm por hora, disse Henrique Oliveira.
Desta forma, às 22:00hs a cota que estava em torno de 10:20 metros, pode-se considerar que durante a madrugada e ao amanhecer do dia, seja atingido uma cota em torno de 10:55, o que é extremamente preocupante e perigoso. Henrique ressalta que torce para que após meia noite a maré do mar, na foz do Paraíba esteja receptiva ao volume que está projetado para chegar na cidade e os transtornos sejam minimizados.
O Q.G. Central de Enchente está instalado em regime de plantão na sede da Secretaria de Defesa Civil, na Rua Francisco Faria Barbosa, 200 no Jardim Carioca, onde estão à disposição da população:
· 40 Funcionários da Defesa Civil
· 20 Funcionários da Secretaria de Obras
· 15 Funcionários do Serviços Públicos
· 15 Funcionários da Promoção Social
· Caminhões, máquinas, bombas, sacos com areia
Segundo Henrique Oliveira, qualquer contato para informar problemas
em áreas de risco, pode ser feito direto com seu celular 8826-4300 ou por
199.
Informações do Blog do Carlos Faria Café
0 comentários:
Postar um comentário