Pesquisar este blog

Candidatos ao governo do Rio participaram do primeiro debate

Candidatos ao governo no Rio debatem na Band / Frame/Folhapress

Candidatos ao Governo do Rio de Janeiro participaram do primeiro debate para as eleições 2014 no estado, promovido pela TV Bandeirantes, na noite desta terça-feira (19). Os concorrentes ao cargo responderam perguntas sobre temas como segurança pública, educação, transportes e saúde. O debate foi dividido em cinco blocos.

Os cinco candidatos que participaram foram o atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB); o ex-governador Anthony Garotinho (PR); o senador Lindberg Farias (PT); o professor Tarcísio Motta (PSOL); e o senador Marcelo Crivella (PRB). Eles foram escolhidos de acordo com as pesquisas de intenções de votos. Os candidatos Ney Nunes (PCO) e Dayse Oliveira (PSTU) não foram convidados.

As regras e ordem na bancada dos candidatos foi definida antes do debate com representantes dos partidos. No primeiro bloco o candidato sorteado fazia uma pergunta de tema livre para outro à sua escolha. No segundo, os concorrentes responderam a perguntas da população. Já no terceiro, jornalistas da Rede Bandeirantes questionaram os candidatos. Especialistas em temas recorrentes do estado fizeram perguntas aos concorrentes no quarto bloco. O último trecho do debate foi reservado às considerações finais. Em todos os blocos, os candidatos responderam ainda perguntas de internautas pelo Twitter. Houve trocas de acusações entre os candidatos. 

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) falou sobre seus planos caso seja eleito. "Defender as conquistas e ampliá-las. Investir fortemente em segurança pública. Estamos contratando mais 6 mil policiais e chegaremos a 60 mil. Valorizar cada vez mais a educação. Tínhamos o pior salário e hoje temos o segundo do país. Sabemos que não é o ideal mas vamos melhorar", disse o governador.

Anthony Garotinho pautou suas considerações finais relembrando, em tom afetivo, os feitos de sua gestão. “Eu quero ser o governador porque eu tenho serviço prestado em todas as cidades do estado. Não há um único município em que não haja a marca do trabalho, da dedicação, do amor e do carinho do governador Garotinho e da governadora Rosinha”, disse o candidato.

Lindberg Farias (PT) disse, em suas considerações finais, que vai manter projetos do atual governo, mas mudar outros. "Vou mudar muita coisa que está errada. Vou continuar com projetos importantes. Quero fazer essa campanha com propostas. Não dá pra voltar com o passado e nem manter o que está aí. Olhar para todos", disse o senador.

Tarcísio Motta (PSOL) disse aos eleitores que ele é a alternativa para mudar o estado. "Se você quer que tudo continue assim escolha qualquer um e vote. Mas se você quer mudança, escolhar a mudança de quem tem brilho nos olhos, de quem tem é um simples professor de escola pública, mas um programa que tem propostas", disse ele.

Marcelo Crivella (PRB) falou o que pretende fazer caso seja eleito. “Acho que nem tudo no nosso passado são erros. Nem tudo no nosso presente são excitações. Nem tudo no futuro são falsas esperanças. Eu me proponho a ser o primeiro sevidor público neste estado. Sou ficha limpa mas não estou aqui para julgar ninguém”, disse o senador.

Fonte: G1
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: