Pesquisar este blog

Prefeita Rosinha se reúne com Jovens pela Paz


A prefeita Rosinha Garotinho e o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Thiago Ferrugem, se reuniram na tarde desta quinta-feira (21), com os 500 selecionados do Programa Jovens pela Paz. A inscrição no Cadastro Geral para Programas Sociais (CadÚnico) é um dos critérios para ser um jovem pela paz. Cada jovem terá direito à bolsa de R$ 350 mensais.

O programa será desenvolvido em parceria com a Ong Nação Basquete de Rua (NBR). Os alunos passarão por capacitação três vezes por semana, no contraturno escolar, com atividades em segmentos, como cultura, arte, esporte e cidadania, entre outras, em três diferentes espaços da área central: Jardim São Benedito, Praça da República e Parque Alberto Sampaio.

- Eles vão repassar tudo que aprenderem no programa às crianças e aos adolescentes de suas comunidades e, mais do que isso, servirão de espelho para os jovens. Serão facilitadores, multiplicadores, mas também mediadores de conflitos, importantes agentes para a desconstrução da cultura da violência que, cada vez mais, migra para o interior, vitimando especialmente os jovens - declarou Thiago.

Gisele Isaac Teixeira, 16 anos, da Tapera, estava entre os participantes do encontro. “Vou aprender coisas de que gosto e que poderão me levar a algo melhor. Antes, depois da escola, eu ficava assistindo televisão. Agora, poderei ensinar dança, esporte e outras atividades a crianças e adolescentes da minha comunidade. Acho que podemos ganhar mais espaço para os jovens”, disse a menina, uma dos aproximadamente 30 alunos da Tapera que foram selecionados para o programa. 

A prefeita Rosinha Garotinho disse ser uma alegria ver o Trianon lotado de jovens pela paz. “Um caminho está sendo apresentado hoje a vocês. Vocês serão capacitados, orientados, monitorados no programa, mas não o tempo todo e, no tempo que vocês passarem em suas comunidades, é que poderão mostrar que são agentes da paz, agentes de transformação da sociedade. O conhecimento que vocês adquirirem ninguém poderá tirar”, destacou a prefeita.

- Estamos iniciando mais um trabalho com jovens, que serão transformadores do local onde moram, jovens que querem uma comunidade melhor. Hoje nós depositamos esperança em vocês, acreditando que vocês venham a ser exemplos e esperança para outros jovens - disse Rosinha, que foi homenageada pelos alunos.


A mesa de abertura do evento contou também com a presença dos secretários municipais da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio; de Paz e Defesa Social, Francisco Melo; de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude; e da representante da Ong Nação Basquete de Rua, Tamires Lírio. O rapper Dizzy apresentou o “hino” do Jovens pela Paz (JPP). O jogador de basquete de rua, Wanderson Geremias (WG), apresentou o projeto “Cultura na Cesta”, que criou em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, e que é semelhante ao Jovens pela Paz.

- Acho excelente esta oportunidade que a prefeitura está dando a esses jovens, que fora do programa, poderiam se perder – declarou Wanderson.

Secom
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: