Pesquisar este blog

Pesquisa Gerp: Garotinho mantém liderança

Clique na foto para ampliá-la

O ex-governador Anthony Garotinho (PR) se mantém à frente das pesquisas de intenção de voto, a vinte dias da eleição para o governo do Estado do Rio de Janeiro, segundo levantamento do Instituto Gerp, publicado na revista Época. De acordo com a sondagem, o candidato da Aliança Republicana e Trabalhista tem um percentual de 23%. 

Segundo a pesquisa, comparada com a anterior do instituto, a corrida ao Palácio Guanabara tem um novo segundo colocado: trata-se do atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que ganhou seis pontos e alcançou 21% da preferência do eleitorado. Ultrapassado por Pezão, o senador Marcelo Crivella (PRB) cresceu dois pontos porcentuais e, agora, soma 20% das intenções. 

Como a margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais, Garotinho, Pezão e Crivella estão tecnicamente empatados. O senador Lindberg Farias ( PT) estacionou nos 9%. 

A pesquisa iniciada na sexta-feira (12) e finalizada na segunda-feira (15) mostra uma alteração de posições no quadro eleitoral fluminense. Em relação ao levantamento de 4 de setembro, a diferença entre o primeiro e o segundo colocado caiu cinco pontos porcentuais. 

O Gerp sondou três cenários para um eventual segundo turno: Crivella vence Garotinho por 35% a 30%; Crivella supera Pezão por 35% a 29%; e Pezão derrota Garotinho por 32% a 30%. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa ouviu apenas 1,3 mil eleitores em 45 cidades do Rio de Janeiro. O universo do eleitorado fluminense é de mais de 12 milhões de votantes.

Na pesquisa anterior no mesmo instituto, Garotinho tinha 25% das intenções de voto; Crivella 18%; Pezão 16%; e Lindberg tinha, 12%.

Garotinho acredita numa virada no segundo turno quando, a partir de condições iguais de disputa, poderá se distanciar cada vez mais de seu concorrente que, segundo admitiu, poderá ser mesmo Pezão. "No primeiro turno, Pezão tem quase quatro vezes o meu tempo de televisão. Mesmo assim estou na frente, mas no segundo são 10 minutos para cada um. No meu caso, representa quase quatro vezes o tempo que tenho agora", argumentou. "Não vai adiantar Pezão esconder Cabral. Eu terei tempo suficiente para apresentar minhas propostas, para me defender de ataques e mentiras, e vai sobrar tempo suficiente para mostrar que Pezão é Cabral, Cabral é Pezão. É tudo a mesma coisa. O povo todo vai saber que ele é o candidato de Cabral", comentou o candidato campista em seu blog.

Fonte: O Diário
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: