Pesquisar este blog

Contas de campanha de Pezão é desaprovada no TRE


A prestação de contas do governador reeleito Luiz Fernando Pezão (PMDB), entregue ao TER-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) no último dia 25, apresentou irregularidades, segundo avaliou o parecer técnico apresentado pela Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias. De acordo com o documento, há divergências na comparação entre as doações recebidas pela campanha do candidato e as informações prestadas pelos doadores.

Segundo o parecer, também foram encontradas irregularidades que comprometem as contas apresentadas. Por causa disso, a unidade técnica desaprovou a prestação de contas entregue pelo governador.

De acordo com o TRE, Pezão apresentou a prestação de contas da campanha para governador no último dia previsto pela legislação. A consulta das contas e dos doadores ficam disponíveis no site do TSE.

Gabinete Itinerante

O MPE (Ministério Público Eleitoral) apontou que o programa do governo do Estado chamado “Gabinete Itinerante”, teria sido usado para fins eleitoreiros. Segundo o TRE, o corregedor eleitoral Alexandre Mesquita votou, durante sessão plenária no último dia 24, pela cassação, inelegibilidade e aplicação de multa a Pezão, alegando que ele teria utilizado o programa para "alavancar seu nome junto ao eleitorado mais humilde".

O processo estava sendo julgado, mas havia sido suspenso após um pedido de vista do desembargador Abel Gomes durante a sessão.

De acordo com a ação movida pela coligação Frente Popular (PT, PV, PSB e PC do B), o programa levava o então candidato e secretários para municípios a fim de atender reivindicações da população local. Dessa forma, segundo a ação, Pezão aproveitava para "promover sua candidatura".

Segundo o TRE, a coligação afirmou que o programa não teria previsão orçamentária e a divulgação foi feita de forma contínua em perfis de redes sociais do governador reeleito, além de um encarte que teve tiragem de 360 mil exemplares.

Portal R7
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: