Pesquisar este blog

Defesa Civil de Campos trabalha na implantação de novos núcleos

A Defesa Civil pretende inaugurar nos próximos meses núcleos de voluntários nos distritos mais distantes do Centro de Campos. O objetivo é dar uma assistência imediata aos moradores nos casos de urgência. Os primeiros núcleos que vão ser implantados, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vão funcionar nas escolas municipais de Santo Eduardo e Ponta Grossa.

O núcleo de Santo Eduardo, que chegou a funcionar em 2004, esteve desativado nos últimos meses, mas será o primeiro a funcionar este ano, já que existe uma equipe, formada anteriormente, que já está preparada para o trabalho, como aconteceu recentemente, quando um vendaval atingiu a região.

Atualmente, são cerca de 15 voluntários mas existe a possibilidade desse número aumentar. Para isso, os interessados devem passar por um curso, que inclui noções de primeiros socorros, combate a princípio de incêndio, acidentes domésticos e conhecimento do trabalho da Defesa Civil – afirmou o subcomandante, capitão Edson Pessanha, afirmando que o ideal é chegar a 30 voluntários naquela região.

Ponta Grossa – Este trabalho de formação de voluntários já vem sendo feito em Ponta Grossa, onde o projeto vai se repetir. Todas as quartas-feiras, instrutores da Defesa Civil vêm trabalhando no treinamento da primeira turma de voluntários, que conta com cerca de 25 participantes.

O recrutamento de voluntários é baseado em lei federal, do Ministério da Integração Nacional e não apresenta nenhum vínculo dos participantes com o poder público. O trabalho é realizado em todos os municípios do país. A escolha dos dois distritos para o trabalho de implantação do projeto, aconteceu, por serem os mais distantes e com maiores dificuldades para o caso de um pedido de socorro. Por isso mesmo os voluntários são preparados para o primeiro atendimento.

Depois de implantar os núcleos de Santo Eduardo e Ponta Grossa, a Defesa Civil começa a trabalhar com a possibilidade de implantação de um núcleo em Conceição do Imbé, que segundo o capitão Pessanha, é um local de difícil acesso e onde até mesmo os bombeiros tem dificuldades de acesso. “Para esse grupo, estão sendo convocados os pescadores, pelo conhecimento que tem da região”, concluiu.

fonte:site PMCG
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: