Campos foi destaque na 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de outubro, no Circo Voador, no Rio. O evento contou com a presença da Secretária Nacional da Juventude, Severine Maced. Na região, foram eleitos 7 delegados sendo 4 de Campos e um de Quissamã, São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira, que vão participar da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será de 9 a 12 de dezembro em Brasília. A participação de Campos começou a partir da realização da 1ª Conferencia Regional da Juventude do Norte Fluminense, onde participaram São Francisco do Itabapoana, Cardoso Moreira, Carapebus, Quissamã, Macaé e São João da Barra.
O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Thiago Ferrugem, liderou a participação do interior na conferência. “O interior vai ser representado na Conferência Nacional. Além disso, foram feitas propostas na etapa regional como a celeridade para a aprovação do Projeto de Lei Primeiro Emprego, criado pela deputada estadual Clarissa Garotinho que destina 10% de vagas para os jovens sem experiência, além da reformulação dos cursos de qualificação profissional para atender às demandas nas escolas técnicas estaduais”, declara.
Thiago Ferrugem ainda ressalta a importância da participação da sociedade civil da região no evento. “A integração da sociedade na criação de políticas públicas para juventude é fundamental para que os jovens tenham condições de viver fora da marginalidade e do subemprego”, completa.
O superintendente de Juventude do Governo do Estado, Allan Borges, que também participou da conferência, disse que o Conselho da Juventude e o Departamento da Juventude cumpriram seu papel. “A participação e o compromisso de Campos foi fundamental nas discussões e nos debates que envolveram o interior e o Estado no geral. Fiquei impressionado com as ideias propostas e a disposição da cidade, no que envolve as políticas de juventude, por isso, quero parabenizar a cidade”, finaliza o superintendente.
- A Conferência Estadual da Juventude foi um marco na história da juventude dos municípios do norte fluminense que foram representados. Parabéns aos jovens que, com garra e determinação, participaram desta conferência, conquistando não somente a aprovação de seus encaminhamentos, mas também a vaga para representar seus municípios na Conferência Nacional. Parabenizo a cidade de Campos dos Goytacazes que, com maior número de jovens, acolheu, sem medir esforços, os demais municípios do norte fluminense que, nesta conferência, foram representados. Agora, é partir para a Conferência Nacional e provar, mais uma vez, que juntos somos muitos, porém, unidos somos fortes – disse a delegada eleita de São Francisco de Itabapoana, Soraia Santos.
O presidente da PR Jovem de Quissamã, Fernando Barros, questionou o posicionamento do poder público municpal que não enviou um representante "Aprovamos projetos importante como o direito a diversidade cultural e idéias que vão de encontro da juventude”,disse Fernando Barros, que participou da conferência como juventude partidária..
Itatielly Rodrigues, coordenadora do Projovem de Cardoso Moreira, agradeceu o empenho de Campos para a participação do interior na conferência. “As conferências vão ajudar no desenvolvimento das políticas públicas que deverão ser implementadas pelo município”, declara.
Por Ruan BArros.
Conselho Municipal de Juventude/Campos
0 comentários:
Postar um comentário