Rio - Um evento de valores astronômicos, estádio de futebol lotado e transmissão para mais de cem países. A terceira edição do UFC no Rio de Janeiro, em junho, tem tudo para se tornar a maior da história. Com o anúncio da revanche mais aguardada do Ultimate entre Anderson Silva e Chael Sonnen, o UFC Rio III caminha a passos largos para quebrar a maioria dos recordes das outras edições do torneio.
Para começar, o retorno do Ultimate ao Rio de Janeiro tem boas chances de gerar mais recursos para a capital fluminense do que em qualquer outra cidade que já sediou o evento.
De acordo com estudo feito pela empresa de consultoria independente Applied Analysis, o primeiro UFC Rio teve um impacto econômico de US$ 41,6 milhões (R$ 75 milhões) no município. A pesquisa considera gastos com hotéis, alimentação, transporte, entretenimento e comércio.
O número só é superado por dois outros shows: O UFC 100, em Las Vegas, que movimentou US$ 51,5 milhões em 2009, e o UFC 129.em Toronto, que gerou retorno US$ 45 milhões à cidade canadense.
Vale lembrar que a primeira edição do torneio em terras cariocas contou com a participação de pouco mais de14 mil pessoas na Arena HSBC. Já a terceira passagem pelo Rio de Janeiro deve lotar o estádio Engenhão. Ou seja, o recorde de milhões movimentados em uma cidade seria facilmente quebrado.
Ao todo, o Engenhão tem capacidade para pouco mais de 45 mil pessoas. Mas com a ocupação do gramado, o estádio poderia quebrar com tranquilidade o recorde de público da franquia. Atualmente, o UFC 129 é o primeiro da lista com a presença de 55 mil fãs no Rogers Centre.
Na última quarta-feira, o presidente Dana White falou em levar 80 mil pessoas à praça esportiva, o que não deve acontecer. Mesmo assim, o número de torcedores deve ser suficiente para bater o recorde.
Por se tratar de uma das lutas mais aguardadas da história do torneio, o confronto entre Anderson Silva e Chael Sonnen deve motivar mais duas quebras de recordes: a de venda de pay-per-view nos Estados Unidos e a de telespectadores espalhados no mundo.
Até hoje, o UFC 100 lidera a lista de pay-per-view com a venda de 1,6 milhão de pacotes no país – número que tem boas chances de ser ultrapassado com a disputa do cinturão dos médios. Além disso, a transmissão do UFC Rio acontecerá para mais de cem países - por meio de canais locais e da Globo Internacional – o que seria um novo marco para a entidade.
As informações são do repórter João Pontes e Rodrigo Farah, do IG
0 comentários:
Postar um comentário