Pesquisar este blog

Diabéticos têm até sexta para fazer recadastramento

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, durante toda a semana, haverá atendimento de manhã e à tarde (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde continua recadastrando pacientes que recebem medicamentos para o tratamento e o controle do diabetes até sexta-feira (27). São cerca de mil pacientes com algum processo administrativo. Para saber quais documentos levar, é necessário retirar a ficha na Farmácia Municipal, na sede da Secretaria.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, durante toda a semana, haverá atendimento de manhã e à tarde. O processo teve início no dia 8 de janeiro. A convocação foi publicada no Diário Oficial do município.

- A Secretaria atende a cerca de 30 mil diabéticos, sendo 4 mil deles usuários de insulina. Em 2014, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) distribuiu cerca de 5 milhões de itens de medicamentos para diabéticos e dispensou mais de 43 mil frascos das insulinas Lantus, NPH, e Regular – afirmou Doutor Chicão.

De acordo com a gerente do DAF, Bruna Araújo, quem não comparecer à secretaria no prazo estipulado, poderá perder o direito de acesso aos medicamentos. Algumas mudanças nos critérios de recebimento e a inclusão de novos medicamentos na grade do município tornaram o recadastramento necessário.

A endocrinologista do Programa Municipal de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Ana Paula Galvão, destaca que Campos é a única cidade do país que oferece insulina Lantus por meio de processo administrativo, sem que haja necessidade de abrir processo judicial, facilitando a vida da população. 

- Precisamos destacar que nem todos os pacientes têm indicação para esse tipo de insulina e o município, conforme preconiza o Ministério da Saúde, oferece ainda, a insulina NPH e a regular. Porém, dada essa facilidade, existe uma forte tendência dos médicos da nossa cidade indicarem apenas a Lantus, que têm custo mais elevado. E o município tem buscado orientar os endocrinologistas quanto a isso - disse a médica.

Site da Prefeitura de Campos
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: