Pesquisar este blog

Apartidários são maioria no Brasil

Reprodução da Veja online

Pesquisa do IBOPE revela que cresce a cada dia o número de brasileiros que não se identificam com nenhum partido político. Enquanto em 1988 apenas 44% dos eleitores diziam não ter partido, agora em 2012 esse contingente pulou para 56%, mais da metade. E notem que de 1988 para 2012 surgiram mais uns 20 partidos, hoje existem 33. Não é por falta de opções partidárias. 

Basta olharem para os jovens. Logo depois da redemocratização exibiam orgulhosos broches do partido que simpatizavam fosse de esquerda ou de centro. Hoje tirando os eventos de campanha eleitoral ninguém ostenta broches dos partidos. E é bom frisar que as campanhas também contam cada vez com menos militantes ideológicos e passaram a ser feitas à base de cabos eleitorais contratados. 

Mas a pesquisa revela também que o maior desencanto nesses últimos 24 anos é com o PT. O Partido dos Trabalhadores perdeu um terço dos seus simpatizantes e não tenham dúvida de que o Mensalão foi a principal causa. 

Hoje, de acordo com a pesquisa do IBOPE, o PT tem 24%; o PMDB, 6%; e o PSDB, 5%. 

Mas é bom observar que não são apenas os eleitores que se desencantaram com os partidos. Hoje a esmagadora maioria vota em nomes, indiferente do partido em que estejam. Os próprios políticos também se desencantaram com os partidos. Basta observarem nos últimos anos a quantidade de trocas e mudanças de partido, claro, muitas motivadas por interesses pessoais e eleitorais, sem qualquer viés ideológico, mas assim mesmo é outro demonstrativo da desvalorização das legendas. 

E afinal de contas, enquanto na Europa os partidos têm identidade clara, linhas programáticas e atuação definidas, aqui no Brasil do ponto de vista ideológico e de ação são muito poucas as diferenças entre os 33 partidos.

Fonte: Blog do Garotinho 

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: