Pesquisar este blog

"Meninas de Guarus": CPI da Câmara Federal vem a Campos

A CPI convocou o ex-presidente da Câmara, Nelson Nahim e o ex presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Mário Lopes.



O arrastado caso ‘Meninas de Guarus’ que assombrou a cidade de Campos em 2009, com a descoberta de um local onde menores eram exploradas sexualmente e obrigadas a usar drogas, além de denúncias de morte de duas meninas e inexplicável demora na apuração do caso que excedeu o limite policial e ganhou destaque político, por conta de especulações de envolvimento de políticos da cidade, finalmente voltou a ser assunto.

Agora a ‘novela’ que é um verdadeiro drama para a sociedade, chegou a capital Brasileira, e ao Congresso Nacional. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tomou o caso como prioritário e já nos dias 18 e 19 de outubro estará em Campos, realizando uma audiência pública.

A Comissão convocou para prestar depoimento o ex-vereador e então presidente da Câmara Municipal de Campos e atual presidente da Fenorte, Nelson Nahim e o ex presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Mário Lopes.

Em conversa com o Site Ururau, o ex-vereador Nelson Nahin revelou que ainda não tinha conhecimento da citação de seu nome, mas se dispôs a colaborar com o que for necessário. "Eu não sei do que se trata. Se for pra prestar alguma informação estou à disposição, como sempre tive", declarou o atual presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense (FENORTE).

O requerimento para a realização da audiência na cidade foi apresentado pela relatora da comissão, a deputada Liliam Sá (PR-RJ), onde baseou-se exatamente pelo fato do inquérito não ter evoluído. “Quatro anos após este terrível escândalo de pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes este crime ainda continua sem solução”, declarou a deputada.

Para Liliam Sá, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem sendo desrespeitado diariamente e em alguns lugares, com a conivência de representantes do poder público. "Nós temos que acabar com essa fantasia de que ela está em prostituição então deixa rolar. Não! Criança não se prostitui, ela é prostituída. Existe atrás dela um grupo que a explora, existe atrás dela um cafetão, uma cafetina, alguém que tira proveito da fragilidade, da vulnerabilidade de crianças e adolescentes pobres desse País”.

REQUERIMENTO E LEITURA AO PRESIDENTE NA CÂMARA

Data: 13/06/2013
A SRA. LILIAM SÁ

Sr. Presidente, com o número de casos relatados nos últimos meses, principalmente no meu Estado, o Rio de Janeiro, onde 16 pessoas foram presas só no município de Campos, sem falar no caso "Meninas de Guarus", que aconteceu em 2009, mas que até hoje não teve solução.

Estou apresentando um requerimento à CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da qual eu sou Relatora, para a realização de uma diligência na cidade de Campos, e também solicitando ao Ministério Público cópias do processo do caso "Meninas de Guarus". E ainda vamos convocar os envolvidos para prestarem esclarecimentos.

Eu até pedi ao nosso Governador Anthony Garotinho, cuja esposa, Rosinha Garotinho, é Prefeita de Campos, que nos desse todo o apoio, ou seja, à CPI, para que pudéssemos fazer essa diligência.

Leia mais no site Ururau.

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: