Pesquisar este blog

Aeroporto de Campos é o primeiro do país a ser municipalizado


Numa solenidade histórica que reuniu no Teatro Municipal Trianon três ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro, o ministro da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, assinou no início da tarde desta sexta-feira (11) com a prefeita Rosinha Garotinho, o documento de outorga do governo federal que passa a administração do Aeroporto Bartolomeu Lisandro da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) para a Prefeitura de Campos. A meta da prefeita é tornar o aeroporto um dos instrumentos de logística eficaz para contribuir com o desenvolvimento de Campos e da região, seja na mobilidade de empresários, profissionais liberais e o público em geral, como no transporte de cargas, a partir da implementação de um porto seco.

A solenidade foi prestigiada por grande público e por diversas autoridades de Campos e cidades vizinhas, dentre elas, a deputada estadual Clarissa Garotinho, o deputado estadual, Geraldo Pudim; o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes; o deputado federal, Paulo Feijó; e o deputado federal Garotinho, que recebeu deferência do ministro “pela luta em Brasília, em apoio ao pleito da Prefeitura de Campos para obter a conquista da outorga do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, importante para o desenvolvimento de Campos e da região”, enfatizou o ministro Moreira Franco.

A prefeita Rosinha Garotinho informou durante entrevista coletiva que a partir da municipalização, o Aeroporto Bartolomeu Lysandro será reestruturado para o transporte de passageiros e também para cargas. “O aeroporto de Campos já foi alfandegado, mas por falta de vontade política de governos anteriores, perdeu essa condição de poder operar com operação de exportação e importação de cargas”, disse Rosinha, ao explicar que pretende agilizar a implantação do porto seco, que implica em recuperar a categoria de alfandegado para fazer o aeroporto funcionar com grande logística para atender as demandas do transporte de variados tipos de cargas para empresas de diversos segmentos e para o setor off-shore, “que crescerá bastante na medida que avançar a exploração dos campos do pré-sal e que entrar em operação o Complexo Logístico Industrial Farol Barra do Furado”, destacou. 

“Essa é a conquista de uma luta de quatro anos. Desde quando Geraldo Pudim era deputado federal, tivemos cerca de 10 audiências em Brasília, que começam com o então ministro da Casa Civil, Nelson Jobim, e pelo menos mais três ministros e ministras, para que hoje pudéssemos estar aqui com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, celebrando esta conquista para o povo de Campos e para o desenvolvimento do Norte Fluminense. Todas cidades tem problemas, mas Campos tem desenvolvido bastante, porque temos trabalhando muito para isso, seja através do bom entendimento com o governo do Estado, com o governo federal, ou com a iniciativa privada. A assinatura deste documento de outorga será um marco para o desenvolvimento de Campos”, ressaltou a prefeita Rosinha Garotinho.

Ministro Moreira Franco fala da importância da iniciativa da prefeita Rosinha em reivindicar a municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro. (Leia mais aqui)

Fonte: Secom
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: