Pesquisar este blog

Secretária de Educação de Campos destaca a importância da profissão de professor

Marinéa Abude fala sobre a importância da profissão de professor


Marinéa Dia do Professor

Do site Campos24horas

No Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude, parabeniza aos professores e educadores pela data, e fala um pouco sobre a profissão que, para ela, está ligada à vocação e ao amor. Com 34 anos de magistério e 27 anos atuando como professora da rede municipal de ensino, Marinéa também comenta sobre a tarefa de, como secretária, coordenar milhares de educadores.

“Temos de ter consciência da diferença que o professor faz no país. É uma profissão que ainda não é valorizada como deveria, mas é a mais importante de todas. Sabemos que cada profissão tem seu valor, sua formosura, mas todas elas nascem da nossa.”, afirma.

Secretária há 4 meses, Marinéa destaca a importância do professor enquanto formador de todos as outras profissões que integram a sociedade. Para ela, são poucas as profissões que exigem tanto de alguém como o magistério.

“Nossa tarefa não começa e termina ao sinal sonoro do início e do fim das aulas, vai muito além do convívio da sala de aula. Das nossas mãos saem médicos, dentistas, juízes e presidentes da República. Todos necessitam de um professor, profissional que realiza um trabalho bonito, singelo, de extrema relevância e realmente muito importante para a sociedade. Um educador de verdade entende esse papel. Feliz Dia do Professor àqueles que são professores por vocação, que amam o que fazem; profissão que vai além de uma simples ocupação.”, explica.

Atualmente, a rede municipal de ensino é formada por 5.226 professores, que atuam em 77 creches e 163 escolas municipais. A rede possui 55.254 alunos, matriculados nas unidades escolares das zonas rural e urbana, desde o Berçário até a Educação de Jovens e Adultos. A rede também conta com 256 pedagogos, além de psicólogos, psicopedagogos, animadores culturais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e outros profissionais da área administrativa.

“Estou aprendendo essa habilidade de coordenar tantas pessoas, uma tarefa árdua. E vou aprender sempre. Mas afirmo que o que não falta em mim é respeito pelos meus colegas de profissão. Quero convidar todos os professores a assumirem o poder mágico, que existe em cada um de nós, muitas vezes mantido em silêncio. Que cada educador receba o meu abraço, meu carinho, na certeza de que nossos propósitos serão atingidos. O que não podemos é desistir de caminhar, enfrentando todos os desafios, sem perdermos a dignidade que sempre tivemos.”, finaliza Marinéa.

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: