Pesquisar este blog

Audiência Pública na Câmara discute mobilidade urbana

Clique na foto para ampliá-la

O tráfego de veículos de tração animal (carroças) na área central da cidade será o assunto em debate na Câmara Municipal de Campos, nesta segunda-feira, em audiência pública, às 16h, que faz parte das discussões sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

O encontro contará com a participação de representantes do Executivo, dos carroceiros, da Sociedade Protetora dos Animais, de outros órgãos públicos e da sociedade civil. O principal assunto a ser debatido será a futura substituição dos animais por veículos de tração mecânica, a situação atual do uso de veículos de tração animal, a importância da redução deste tipo de veículo e as perspectivas de reinserção dos condutores em outras atividades.

O vereador Fred Machado (SD), autor da iniciativa, disse entender a necessidade de identificar formas alternativas de atuação para os carroceiros. "Sabemos que eles dependem das carroças para sustentar suas famílias. Mas queremos também que isso seja feito sem o sacrifício do animal. Os carroceiros trabalham recolhendo entulhos, poda de árvores e móveis velhos, realizando pequenas mudanças e coleta seletiva. Num primeiro momento, parece uma questão retrógrada, do passado, mas os carroceiros têm um importante papel social e ambiental, principalmente nos bairros", comentou.

Parlamento discute reforma política

Segundo ainda Fred, a atividade tem relevância, mas não é aceitável permitir que animais sejam utilizados nesses serviços onde muitas das vezes é exigido esforço acima de sua capacidade. "Com isso, eles são levados a uma vida indigna e até à morte. Não somos contra os carroceiros, queremos viabilizar o trabalho deles. Vamos debater e tentar encaminhar soluções", analisou ainda o vereador. O cidadão que queira participar com sugestões, fazendo uso da palavra durante audiência, será necessário fazer sua inscrição até as 12h de hoje, na secretaria da Câmara.

Parlamento - Antes, às 10h, a Câmara sedia reunião do Parlamento Regional, com a presença de vereadores de Campos e região, bem como o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti. O tema em debate será a reforma política que está sendo discutida em Brasília (DF). "Somos mais de 57 mil agentes públicos no País. Não iremos aceitar que regras sejam impostas de cima para baixo para prejudicar as câmaras em sua representatividade parlamentar, como querem fazer com a instituição do mandato tampão de vereadores para a coincidência dos mandatos visando a unificação de todas as eleições num só dia. Temos que ser ouvidos", afirmou o presidente do Parlamento, vereador Edson Batista (PTB), que também preside o legislativo campista.

Secom
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: