Pesquisar este blog

Prefeitura de Campos investe em pessoas, infraestrutura e tecnologia


Campos é a cidade do Estado do Rio de Janeiro que aplica o maior percentual do orçamento municipal em Educação. Em seis anos, os dados registram investimentos que superam os 25%, previstos na Constituição Federal. A Prefeitura de Campos conta, atualmente, com 161 escolas e 78 creches municipais, que atendem cerca de 56 mil alunos. Ao todo, o município ganhou, nos últimos seis anos, 24 novas unidades modelo: seis escolas e 18 creches, além de ter reformado e ampliado dezenas de escolas. Além de investir nas pessoas (alunos e professores), a prefeitura também está mudando paradigmas com as novas unidades modelo e com a aquisição de equipamentos modernos, como as lousas digitais, que colocam os alunos da rede um passo à frente na tecnologia do ensino. 

Outro importante investimento da prefeitura é com a merenda de qualidade para as crianças, desde o berçário. Com alimentação balanceada, acompanhada por nutricionistas, as crianças têm garantidas as refeições do dia a dia. O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, afirma que estão sendo desenvolvidas várias ações, visando redobrar a atenção aos alunos e professores da rede, garantindo, desta forma, um ensino de qualidade. “Temos desenvolvido programas visando aumentar o acesso da comunidade à escola, para parceria e acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes. Desta forma, buscamos harmonizar a relação dos alunos dentro das escolas, contribuindo para a formação de cidadania, de modo que possa refletir além dos muros escolares”, destaca.

Investimentos – Nos últimos anos, o número de alunos aumentou 14,56% nas escolas e creches da rede pública municipal de ensino, principalmente, entre os anos de 2009 e 2013. Neste período, os investimentos da Prefeitura de Campos na educação cresceram 78,68%. Somente em 2013, foram investidos R$ 423.598.782,27, o equivalente a 29% do orçamento municipal, índice acima do previsto pela Constituição, que é de 25%. Por aluno, o investimento chegou a R$ 7.800,08.

Valorização dos profissionais – O secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, destaca que ao mesmo tempo que a Prefeitura tratou de cuidar das escolas e dos alunos, a Prefeita Rosinha implementou um Plano de Valorização dos Profissionais da Educação. “A prefeitura concedeu aos professores, em um intervalo de cinco anos, um aumento de 65%. É por isso que o professor tem um piso salarial hoje acima do nacional”, assegura o secretário, ressaltando o ganho que a categoria teve com a implantação do Plano de Cargos e Salários.

it completo de uniforme, transporte e Saúde na Escola - Além de merenda de qualidade e o Programa do Livro Didático, com material padrão para toda a rede de creches e escolas da Prefeitura, os alunos também são contemplados com o transporte escolar; o Programa Saúde na Escola, que fez 250 mil procedimentos e entregou mais de 9 mil óculos para os alunos da rede pública.

A Prefeitura de Campos leva também aos alunos atividades culturais e esportivas. Com muito amor e humor, o Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria (Gotta) participa de eventos nas escolas da rede e eventos da Educação, como no dia 15 de maio, na abertura da 3ª Conferência Municipal de Educação, quando deu voz a vários bichos da floresta, mostrando a importância de unir forças para a construção de um mundo melhor. O elenco é formado por alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS. Através de parceria com o governo federal, adquiriu ainda dois caminhões: Viajando com as Artes e Viajando com a Ciência, além de instrumentos musicais para bandas de fanfarra, entre outros.

Site Prefeitura de Campos
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: