Pesquisar este blog

Deputada blogueira conta bastidores da Câmara Federal


RIO - A rotina da Câmara dos Deputados é o tema do blog “Diário de uma deputada federal”, criado pela deputada federal Renata Abreu (PTN-SP) para dar mais "transparência ao mandato". Com bom humor e escrita simples, elas descreve os bastidores do trabalho na Casa e curiosidades dos colegas de trabalho. Nem mesmo Eduardo Cunha, presidente da Câmara, escapa do diário.

“Quando tem votação nominal na Casa, as pessoas que têm interesse no projeto ficam desesperadas em ganhar. E o Eduardo Cunha, presidente da Câmara, é meio terrorista, cria todo um clima. Ele coloca pra votar e, um minuto depois, já começa a anunciar no microfone ‘vou encerrar a votação, vou encerrar a votação’. É muito engraçado porque ele fala ‘vou encerrar votação’ e dá uma risadinha de lado”, diz Renata em uma postagem.

A deputada conta que criou o blog para que os eleitores conseguissem compreender melhor o que faz um parlamentar. Para Renata, a ferramenta serve para mostrar cada passo de seu mandato e fará com que as pessoas critiquem com mais propriedade. Para isso, ela usa uma liguagem simples com o intuito de se aproximar o leitor.

— A minha campanha foi uma experiência única e eu quis fazer a população se dar conta do que é uma campanha, pois muitas não tem ideia. Há pessoas com dificuldades de entender a política, então eu quis usar uma linguagem simples e bem-humorada para aproximar os leitores. É muito positivo que as pessoas possam acompanhar o nosso dia-a-dia.





No espaço virtual, no entanto, também tem espaço para algumas alfinetadas nos colegas parlamentares:

“Ah, essa foi demais. Preciso registrar isso. Sabe aquele deputado que votou ‘não’ ao meu projeto de Educação e depois apresentou projeto quase idêntico? Pois bem, o encontrei num dos corredores do Congresso e cobrei a incoerência. “Poxa, vota contra o meu projeto e depois apresenta projeto idêntico”. E ele: “Nós votamos contra o seu projeto? Eu nem vi. Quando foi isso”?

Mas Renata garante que os colegas não se chateiam quando vão parar em seus posts:

— Eu fiz muito amigos e me sinto muito acolhida. As sessões são públicas e qualquer um que assistir verá tudo o que eu escrevi. O pessoal leva com bom-humor, até dizem brincando “não vai colocar isso no blog, hein?”

A rotina corrida e a falta de tempo são protagonistas nos desabafos da deputada federal, que explica como arranja tempo para alimentar o diário nas redes, com mais de mil acessos semanais:

— Eu falo tudo por mensagem de voz em um aplicativo do meu celular e depois a assessoria de imprensa transcreve.

O Globo
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: