Pesquisar este blog

Juíza é assassinada no Rio "pacificado" de Cabral

Manchete de hoje, do Globo online; ao lado a manchete da capa de O Globo, do último dia 2
Do blog do Garotinho 
Na terça-feira três pessoas em bairros diferentes foram atingidas por balas perdidas. Na quarta tivemos o seqüestro do ônibus na Presidente Vargas. Ontem à noite, uma juíza criminal foi executada no estilo dos crimes encomendados pelas máfias. Mais uma vez hoje, na televisão, o Brasil inteiro verá mais esse crime bárbaro, que só mostra a escalada da violência no nosso estado e muitos vão se perguntar: mas o Rio não está pacificado? 

O processo de “pacificação” do Rio, ninguém tem coragem de falar, mas significa por baixo dos panos criar condições para que as milícias avancem e conquistem mais territórios. Cabral e Beltrame acham que as milícias têm vantagens sobre o tráfico. Em primeiro lugar garantem currais eleitorais para os aliados do governador, o que com o tráfico não tinha negociação confiável. Além disso serve para policiais, bombeiros e guardas penitenciários que são mal pagos pelo Estado engrossarem o salário sem ficarem reclamando melhores condições de trabalho. 

Mas eu gostaria de saber como as Organizações Globo vão tratar desse caso, à luz dos novos Princípios Editoriais. Como exibi acima, no último dia 2, na capa do jornal saiu essa manchete que comemora a consolidação da pacificação do Rio dizendo que entramos em nova fase, agora de melhorar a polícia. No mínimo deveriam amanhã colocar na primeira página algo do tipo: “Erramos, o Rio não está pacificado”. Aliás, o que é esse rapaz Rodrigo Pimentel que a toda hora repete “isso é um crime pontual”, “foi uma triste coincidência porque todas essas modalidades de crimes estão em queda há um bom tempo”? É sério candidato ao título de “Mentiroso do Ano”. 

Não custa lembrar, que na Colômbia, na Itália, em outros países onde o poder do crime organizado é grande, a evolução do poder das máfias, cartéis e outros grupos criminosos, atingiu o estágio de mandar matar juízes para impor o medo no Judiciário, e com isso garantir a impunidade. É bom que todos fiquem atentos porque as coisas no Rio seguem o mesmo caminho.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: