Pesquisar este blog

Creches facilitam mães que trabalham fora em Campos

Clique na foto para ampliá-la

Por Tatiana Freire, do jornal O Diário

Na campanha eleitoral de 1988, o então candidato a prefeito de Campos Anthony Garotinho prometeu criar um programa de creches para os filhos dos trabalhadores que não tinham com quem deixar as crianças durante o expediente. Eleito, já no primeiro ano de mandato, cumpriu a promessa e através de parceria com a Legião Brasileira de Assistência (LBA) trouxe um novo padrão de creche para o município.

No final da década de 80, Campos tinha apenas duas creches: uma no Bairro da Penha e outra em Guarus. Em quatro anos, no final do primeiro mandato de Garotinho, a cidade passou a contar com 40 unidades, que davam assistência em horário integral a cerca de três mil crianças.

Para garantir o padrão de qualidade do serviço prestado, o então prefeito determinou a realização de um concurso público para educadores de creches e admitiu professores para trabalhar especificamente com a faixa etária de 0 a 3 anos. O secretário municipal de Governo, Suledil Bernardino, ressalta que Garotinho mudou a realidade de Campos no quadro de creches quando prefeito e continua reforçando junto ao Governo Federal.

Secretário destaca a importância

Suledil destaca: "É importante lembrar que o programa favoreceu milhares de mães que precisavam sair para trabalhar e complementar a renda familiar. Este programa pioneiro ofereceu um grande avanço para Campos e teve enorme repercussão em todo o Estado". Ele acrescenta que o padrão de ponta das creches implantadas no município estimulou o Governo do Estado a construir creches modelos em quase todas as cidades fluminenses.

Garotinho viabiliza mais 15 creches com o MEC

Recentemente, Garotinho e a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Campos, Marinéa Abude, estiveram em Brasília com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na reunião, o ministro prometeu a construção de 15 creches em Campos, a implantação de 27 salas de recursos multifuncionais em escolas para alunos portadores de necessidades especiais e novos ônibus escolares.

Campos hoje conta com mais de 70 creches em funcionamento em diversos bairros. E vem avançando no Governo Rosinha Garotinho com a construção de creches modelos, que revelam pioneirismo em investir nesta faixa etária. "Num tempo em que a mulher está completamente inserida no mercado de trabalho, as creches se fazem absolutamente necessárias", reforçou Suledil.

A Prefeitura de Campos está construindo 12 novas creches: três com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e outras nove com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por intermédio do Programa Pró-Infância, adquiridas através de Garotinho junto ao Governo Federal.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: